20/11/2018 17:38
Passeios / Passeios na cidade

10 passeios para curtir a natureza e aproveitar a primavera em Uberlândia

Represas, distritos e parques são boas pedidas para apreciar a estação

Adelina
por Adelina Lima

Começa neste sábado (22) a Primavera, uma estação bem alegre para quem gosta de curtir a natureza. E você não precisa ir muito para encontrar lugares para aproveitar o melhor da estação.

Para comprovar a afirmação, o Curta Mais selecionou 10 lugares em que dá para apreciar a natureza, ver belos jardins, flores, cachoeiras e em alguns casos até animais, além da possibilidade de agregar o passeio a interessantes atrações culturais. Confira:

1. Parque Municipal do Sabiá
Local ideal para atividades de lazer e práticas desportivas. Inaugurado em 1982, está localizado no Setor Leste da cidade de Uberlândia, entre os bairros Tibery e Santa Mônica. O parque, em conjunto com o Estádio Municipal Parque do Sabiá (com capacidade para 75.000 espectadores e área de 62.500m²) e Arena Multiuso Tancredo Neves (com capacidade para 6 mil pessoas e área de 35.000m²), forma o maior complexo natural de lazer e esportes do município.

Foto/Foto capa: Rodrigo F. Carrijo

Possui uma área de 1.850.000 m², com um bosque de 350.000 m² de área verde, um conjunto de três nascentes que abastecem sete represas e originam um grande lago e sete outros menores; uma praia artificial com 300 metros de extensão; uma pista de cooper de 5.100 metros de extensão; duas piscinas de água corrente; vários campos de futebol; cinco quadras poliesportivas; uma quadra de areia; um campo society de grama; um completo parque infantil, com mais de 100 brinquedos; conjuntos sanitários; vestiários esportivos; lanchonetes e vários recantos contemplativos, entre outras instalações.

Endereço:
Entrada Tibery- Rua Haia, s/n, Tibery
Entrada Santa Mônica - Anselmo Alves dos Santos s/n, Santa Mônica
Entrada Aquário e Mundo da Criança - Rua José Roberto Migliorini, 850, Santa Mônica.
Telefone: (34) 3222:4055
Horário de funcionamento: Aberto todos os dias, inclusiva feriados, das 5h às 22h.

2. Parque Municipal Victório Siquierolli
Aberto à visitações dispõe do Museu de Biodiversidade do Cerrado, parque infantil, pista para caminhada e a trilha Interpretativa do Óleo, visando o conhecimento do parque e a educação ambiental.

Foto: Reprodução SECOM/PMU

O Parque Municipal Victório Siquierolli, por se tratar de uma área remanescente de Cerrado, apresenta grande importância como Unidade de Conservação, pois além de garantir a preservação da comunidade vegetal local, em especial a área de Mata de Galeria, favorecendo sua recuperação e consequentemente manutenção da qualidade da água dos Córregos do Liso e do Carvão, preservando “sítios”de abrigo e alimentação para a fauna local, também constitui uma excelente fonte para o desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades relacionadas com Educação Ambiental.

Endereço: Avenida Nossa Senhora do Carmo, nº 707. Bairro Jardim América.
Telefone: (34) 3212-1692
Horário de funcionamento: terça à domingo das 08h às 17h:30

3. Parque Estadual do Pau Furado
Localizado na zona rural com área total de 2.200 hectares é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF.
Endereço: Estrada do Pau Furado / Cachoeira do Marimbondo. Zona Rural

Foto: Rafaela Rezende

4. Represa de Miranda
A "Represa de Miranda" construída em setembro de 1997, é um lago artificial de 70 km de extensão, com largura variando entre 700 m. e 2 km.. Suas margens são ocupadas por loteamentos, chácaras e clubes de lazer. Uma das maiores atrações turísticas do reservatório é a Usina de Miranda. Distante cerca de 25 Km do centro da cidade. O acesso para as margens do lago é feito pela Br-365, sentido Uberlândia-Araxá.

Foto: Reprodução SECOM/PMU

5. Rio Uberabinha
O rio Uberabinha é o principal manancial utilizado para o abastecimento de água de Uberlândia. Suas nascentes estão localizadas no município de Uberaba, à cerca de 96km ao sul da cidade de Uberlândia, próximo ao distrito de Tapuirama. A área total da bacia hidrográfica é de 2000 km², possuindo 49 afluentes, sendo os mais importantes os ribeirões Beija-Flor, Bom Jardim e Rio das Pedras.

Foto: Reprodução SECOM/PMU

A partir do médio curso começam aparecer diversas corredeiras e cachoeiras de grande beleza paisagística, propiciando potencial turístico e lazer. A cachoeira mais importante é a de Sucupira, onde está localizada uma das Estações de Captação e Tratamento de Água que abastece a cidade.

Na descida rumo à cidade, o rio Uberabinha percorre áreas de lavouras, pastagens e reflorestamento. Acompanhando o curso do rio, encontramos longos trechos de matas ciliares que, com sua vegetação rica e variada, oferecem alimento para a fauna, ajudam a preservar a qualidade da água e protegem as margens dos processos erosivos evitando o assoreamento da calha do rio.

6. Recanto das Águas
Quer um lugar para saborear uma deliciosa comida mineira, sair da rotina e passar um fim de semana diferente? O Restaurante Recanto das Águas dispõe de parque infantil, lago para passeio de barco, estacionamento, tudo num ambiente familiar e tranquilo. O restaurante fica bem perto de Uberlândia, próximo a Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia. O acesso é pela saída para Cruzeiro dos Peixotos/Martinésia indo até o trevo para a Escola Agrotécnica, passar dentro da Escola e seguir aproximadamente 1 Km.

Contatos: (034) 3244-9200 | (034) 99791-9200
Funcionamento: Aberto sabádos, domingos e feriados: 10:30 às 17:00

Foto: Reprodução Recanto das águas

7. Cruzeiro dos Peixotos
A história do distrito localizado a 20 km de Uberlândia iniciou-se em 1905 quando uma das famílias da localidade cravou um cruzeiro na área onde hoje está a Igreja Santo Antônio. As áreas verdes e o espaço rústico remetem ao aconchego da roça. Nas proximidades, o Restaurante Recanto das Águas, oferece aos visitantes cardápio tipicamente mineiro, parque infantil, passeios de barco e caiaque, entre outras atividades esportivas. Para chegar ao local o acesso é feito pela saída de Uberlândia para Cruzeiro dos Peixotos até o trevo para a Escola Agrotécnica. A região também conta com uma propriedade rural onde funcionou um quilombo no período da escravidão no Brasil.

Foto: Reprodução Blog Cruzeiro dos Peixotos

8. Miraporanga
A comunidade de Miraporanga, antes chamada Santa Maria, chama a atenção pela sua arquitetura antiga e original. É um dos distritos cuja história cultural é mais rica e comporta a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que representa o “marco zero” de Uberlândia.

Foto: Beto Oliveira

A igreja foi construída entre os anos de 1850 a 1852. Devido ao seu valor histórico enquanto ponto núcleo que originou a cidade de Uberlândia, e à importância arquitetônica como referência do estilo colonial primitivo, atualmente raridade no Brasil, o prédio foi tombado como patrimônio histórico municipal no ano de 1968. A primeira casa construída na região ainda está intacta e funciona como ponto de encontro aos visitantes.

9. Tapuirama
O Distrito de Tapuirama é um pouco maior que os anteriores. Oferece estrutura de restaurantes, comércio e sedia uma das festas religiosas mais tradicionais do Triângulo Mineiro: a festa de Nossa Senhora da Abadia, que dura quase um mês.

Foto: Reprodução SECOM/PMU

Tapuirama fica às margens do Ribeirão Rocinha e abrange uma parte da Represa de Miranda, fazendo com que o local seja rodeado de belezas naturais, incluindo cachoeiras. A mais famosa delas é a Cachoeira da Rocinha que, embora fica em uma propriedade privada, recebe visitantes que utilizam o espaço como forma de lazer.

10. Martinésia
Embora ainda mais pacata, Martinésia não oferece estrutura completa de restaurantes, mas basta procurar pelo peixe frito em um bar estilo faroeste, logo na entrada do local, ou apreciar o melhor da comida caseira cozida em fogão de lenha, ofertada por alguns moradores. No local, as bonecas de pano fazem parte da tradição do artesanato de Martinésia.

Foto: Reprodução SECOM/PMU

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Passeios

7 maneiras de explorar as cachoeiras e paisagens de Uberlândia e região com muita adrenalina

Na hora de planejar seu próximo passeio, conheça lugares incríveis nas proximidades


+ Passeios

Trilhas do Parque Estadual do Pau Furado são abertas para ciclistas, em Uberlândia

O passeio de bike foi liberado por um único dia em 2012


+ Passeios

Confira alguns pesque e pague em Uberlândia para se divertir no fim de semana

A pesca pode ser uma ótima opção para quem quer relaxar e curtir com a família e amigos


+ Passeios

Passeio de pedalinho e banho de piscina são opções para relaxar e curtir no domingo em Uberlândia

As atividades ao ar livres são ótimas atrações para fugir do tédio no fim de semana


+ Passeios

Saiba o que é 'passarinhar' e onde praticar o hobby em Uberlândia

A prática conhecida por birdwatching é ótima para a saúde e para a natureza


+ Passeios

Parque do Sabiá, em Uberlândia, recebe 5 mil pessoas por dia

59% dos frequentadores do complexo são do sexo masculino


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.