Catedral de Brasília faz 50 anos e ganha banho de conservação

Igreja projetada por Oscar Niemeyer completou 50 anos em 2020

developer
Por developer

Mais de 24 mil litros d’água e o empenho de oito homens – parte deles especialista em rapel – foram empenhados na lavagem dos vitrais da Catedral Metropolitana de Brasília nesta semana (veja mais no vídeo abaixo). Um dos símbolos postais mais visitados da cidade, a igreja projetada por Oscar Niemeyer completou 50 anos em 2020 e é mais um dos edifícios monumentais que passam por um processo de limpeza das suas estruturas. A ação do GDF Presente, programa de conservação e manutenção do Governo do Distrito Federal (GDF), foi finalizada nesta quarta-feira (9).

A última lavagem dos vitrais foi feita no segundo semestre de 2019, em uma iniciativa da própria Cúria Metropolitana de Brasília. A limpeza interna da estrutura foi necessária depois que um pássaro se alojou no interior da igreja. Consequentemente, a parte externa também acabou por ser lavada, mas a sujeira se acumulou em razão da poeira do período prolongado de seca e mais de cem dias sem chuvas.

Patrimônio histórico
Projetados pela arquiteta francesa Marianne Peretti, os vitrais em cores da igreja possuem extensão de 2 mil metros quadrados erguidos sobre dezesseis colunas de concreto – estruturas que convergem em um círculo central. Inaugurada em 31 de maio de 1970, o monumento foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 19 de novembro de 1991.

 

Fonte: Agência Brasília