Brasília e MG podem registrar ‘chuva preta’ com chegada de fumaça do Pantanal 

Fenômeno pode atingir também São Paulo e Rio de Janeiro

developer
Por developer

Os crescentes focos de queimada em todo o país podem provocar mudanças aparentes no tempo em regiões de São Paulo, Brasília e Goiás. Isso porque essas localidades podem receber incidência de fumaça acima do normal e até a “chuva preta”, conforme informações do Climatempo.

Além dessas localidades, é possível que ocorra um aumento da camada de fumaça até a próxima sexta-feira sobre o áreas do estado do Rio de Janeiro, especialmente no centro-sul do estado, incluindo a capital, e também sobre a região do centro-sul de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) contabilizam 5.300 focos de calor no período de 1 a 14 de setembro de 2020 na região Pantanal. No estado de São Paulo, desde o início do mês já são 1520 focos incêndio, quase o dobro do que foi registrado durante todo o mês de setembro de 2019.

Em Minas Gerais, dados do Corpo de Bombeiros mostram um aumento de apenas 1% na quantidade de incêndios florestais no estado entre janeiro e agosto de 2020 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Entretanto, satélites do Inpe já detectaram 1.951 focos ativos de queimadas em Minas até essa quinta-feira, (17). Setembro, que ainda não consta nos dados atualizados dos Bombeiros, foi justamente o mês das queimadas mais intensas.

 

Foto: Reprodução/Banco de imagens