Planetário de Brasília reabre com exposição ‘Universo Surpreendente’

Os museus do DF, mediante uso dos protocolos de segurança, também estão autorizados a abrir

developer
Por developer

Mais um ponto turístico da capital está de portas abertas para visitação pública, com protocolos de segurança contra a contaminação por coronavírus. Depois de seis meses fechado, o Planetário de Brasília voltou a receber visitantes.

Por enquanto a cúpula está fechada e não há exibição de filmes. Mesmo assim, o espaço tem sido procurado por famílias brasilienses e é uma opção de lazer para o fim de semana, especialmente para a criançada.

A primeira mudança é o horário de funcionamento do local, que foi reduzido. Agora, o Planetário está aberto das 9h às 17h, de terça-feira a domingo. A operação do espaço está limitada única e exclusivamente à abertura dos salões expositivos. No subsolo, os visitantes poderão ver a exposição da Espacial Brasileira e, ao vivo, as réplicas dos foguetes lançados ao espaço em escala reduzida. O maior deles é o Veículo Lançador de Satélite (VLS), que tem tamanho real de 19 metros e, na exposição, mede 4 metros.

Cosmos de perto
No primeiro andar, a exposição Universo Surpreendente traz fotos de galáxias e constelações e mostra roupas usadas por astronautas. O espaço tem lotação máxima estipulada. O térreo comporta 15 pessoas ao mesmo tempo. No subsolo, o máximo é de dez pessoas e no primeiro andar podem ficar no máximo 20 pessoas juntas. Em todas as salas funcionários do Planetário orientam os visitantes a manter a distância uns dos outros.

Por enquanto não é preciso marcar horário para a visita. Mas o visitante pode ter que esperar caso o Planetário fique cheio. A direção do local planeja disponibilizar um telefone para o agendamento assim que o movimento aumentar e o espaço receber um público maior. 

Na porta foram colocados marcadores no chão indicando a distância de 2 metros exigida, caso se formem filas. Apenas uma porta é usada para entrada e saída, pois os outros dois acessos estão fechados. Logo que os visitantes entram, um brigadista de incêndio mede a temperatura e oferece álcool gel para higienização das mãos. Quem apresentar temperatura superior a 37,8 graus fica proibido de entrar no local. Todos devem usar máscara.

Higienização
Os cuidados também são tomados no acesso dos funcionários ao local. Os colaboradores foram divididos em escalas de trabalho sempre organizadas considerando-se as menores equipes possíveis. O funcionário que apresentar sintomas da Covid-19 deverá permanecer em isolamento domiciliar, pelo período de 14 dias, exceto se apresentar resultado de exame laboratorial que comprove ausência de infecção pelo coronavírus.

Servidores e terceirizados do grupo de risco, pessoas com 60 anos ou mais, cardiopatas, imunodeprimidos, diabéticos e gestantes de alto risco estão proibidos de participar das escalas programadas para o funcionamento. Todos devem utilizar máscaras enquanto estiverem nas dependências do Planetário.

O piso dos salões expositivos deverão ser higienizados diariamente antes da abertura. Além disso, as áreas passíveis de contato, como corrimões e balcões, também devem ser higienizadas constantemente. Quando houver uso de elevadores, tal utilização deve ser limitada ao estritamente necessário e na capacidade máxima de duas pessoas por viagem.

Os museus do DF, mediante uso dos protocolos de segurança, também estão autorizados a abrir para o público. O acesso correto e seguro das pessoas está garantido no Museu Nacional da República, no Museu Vivo da Memória Candanga e nos três espaços do Centro Cultural dos Três Poderes – Panteão da Pátria, Museu da Cidade e Espaço Lúcio Costa.

Foto: Divulgação/Agência Brasília