Justiça Federal determina o retorno do lockdown em todo Distrito Federal

Comércio não essencial terá que fechar novamente

developer
Por developer

A justiça Federal determinou nesta quinta-feira (8) a volta do lockdown no Distrito Federal. A decisão veio do desembargador Souza Prudente, que ordenou a volta do lockdown na cidade, já instituído pela juíza Kátia Balbino.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) já anunciou que irá recorrer novamente da decisão.

Com a medida em vigor, novamente, o comércio e as atividades não essenciais ficam restritas. Souza explica que baseou sua decisão por acreditar que a suspensão da ordem da juíza Kátia veio sem a menção de qualquer estudo técnico que pudesse justificar a suspensão.

“O Decreto nº 41.913, de 19/03/2021, flexibilizou tais medidas, a partir de 19 de março de 2021, sem sequer mencionar qualquer estudo técnico que pudesse justificar a sua suspensão, até mesmo porque, conforme bem pontuado na decisão gravada, os dados estatísticos que se lhe seguiram comprovam não a redução dos efeitos nefastos da pandemia, mas sim, o seu agravamento, espelhado pela escalada ascendente do número de casos diários de contágio pelo novo coronavírus e da média móvel diária de óbitos dele decorrentes, em contraste com a redução de disponibilidade de leitos para fins de internação para o tratamento devido”, explicou o desembargador.