Legião Urbana: Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá ganham direito de uso do nome da banda

Ação permite que os músicos usem o nome da banda publicamente

developer
Por developer

Na última terça-feira (29), chegou ao fim o caso judicial que envolvia os ex-integrantes da banda Legião Urbana e o herdeiro do cantor Renato Russo.

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu aos músicos Dado VIlla-Lobos e Marcelo Bonfá o direito de utilizar publicamente e profissionalmente a marca ‘Legião Urbana’, sem que seja necessário a autorização de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, que atualmente é o detentor dos direitos da marca.

 

A decisão levou em consideração que a marca que leva o nome da banda, também é um patrimônio imaterial que faz parte da vida artística dos ex-integrantes da banda formada em 1982, que foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) por Renato e tinha como sócios minoritários os 2 integrantes da formação original da banda brasiliense. 

 

Essa ação já corria na justiça há alguns anos. No entanto, o desfecho foi revelado nesta última terça-feira (29), pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça, que manteve a decisão da 7ª Vara Empresarial da Comarca do RJ, decisão estabelecida em 2014. 

 

Após a decisão, o músico Marcelo Bonfá apareceu em seus stories, celebrando com uma garrafa de champanhe. A decisão gerou diversas comemorações dos fãs da banda, e também de amigos próximos do meio musical, como o vocalista do Capital Inicial, Dinho Ouro Preto:

 

“Eu conheci o Dado Villa Lobos  quando eu tinha 11 anos. Nós vivíamos juntos jogando bola, acampando ou sentados embaixo do bloco. Crescemos juntos, moramos juntos. Tivemos inúmeras aventuras lado a lado. Tivemos uma banda. Viajamos de carona, fomos a shows, começamos a tocar nas nossas bandas ao mesmo tempo. Nossos pais casaram. Sua família é como se fosse minha. E hoje é seu aniversário e de presente ele ganhou uma decisão do STJ a seu favor e do Marcelo Bonfá. Parabéns do fundo do meu coração!”.