Pela 1ª vez na história, comando geral do Corpo de Bombeiros do DF será comandado por uma mulher

A Coronel Mônica de Mesquita Miranda vai chefiar quase 10 mil oficiais

developer
Por developer

A Coronel Mônica de Mesquita Miranda é a nova comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Ela tomou posse no início deste mês, e fez história tornando-se a primeira mulher a assumir um cargo de chefia no Corpo de Bombeiros Militar do Brasil, onde vai chefiar quase 10 mil oficiais.

Miranda está no Corpo de Bombeiros desde 1993 e assume no lugar do coronel Alan Alexandre Araújo, que estava no posto desde maio do ano passado. Ela é o 37º comandante-geral a assumir a corporação. Formada em psicologia, a nova comandante concorreu a um cargo de deputada distrital em 2014, mas não se elegeu. O Corpo de Bombeiros informou que ainda não foi agendada a data da solenidade para transmissão do cargo.

Em entrevista ao portal Metrópoles, Mônica expressou sua gratidão e a responsabilidade de assumir esse cargo: “É uma responsabilidade muito grande, porque eu me sinto na obrigação de não errar, tenho que dar certo. A minha história vai e volta ao passado, se a gente [mulheres] fraquejar, nosso quadro vai ser extinto. A trajetória não foi fácil, mas valeu a pena persistir. Cargo de comando-geral não é fácil. Estou aqui para resolver problemas. Foi tudo tão difícil, mas tá sendo tão gratificante”, contou a comandante-geral.

A mudança na chefia da corporação saiu na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) no dia 4 de janeiro de 2023. E os próprios bombeiros confirmaram, em uma publicação nas redes sociais, como a data já marcou história:

“A Comandante Mônica de Mesquita Miranda é a primeira mulher nomeada Comandante- Geral na história dos Corpos de Bombeiros do Brasil”, informou o CBMDF no Instagram.

 

Imagem: Reprodução Metrópoles