Conheça quais profissões as pessoas são mais felizes

Ranking analisou 8 áreas de trabalhos

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Onde as pessoas trabalham felizes?! A Bamboo HR, empresa de tecnologia de recursos humanos, conduziu uma análise abrangente entre janeiro de 2020 e junho de 2023, examinando como a satisfação e a felicidade afetam o ambiente profissional. O estudo abrangeu mais de 1600 empresas de pequeno e médio porte nos setores de saúde, finanças, construção, viagens, hospitalidade, restaurante/alimentos, educação e tecnologia. Mais de 57 mil funcionários participaram, oferecendo respostas que foram rastreadas e analisadas.

Os dados foram avaliados com base no Employee Net Promoter Score (eNPS), um sistema de pontuação destinado a medir a satisfação e lealdade dos funcionários. Este sistema utiliza uma pergunta em uma escala de zero a dez, solicitando que os funcionários avaliem o quão propensos estão a recomendar a organização como um lugar para trabalhar. Desde janeiro de 2020, foram registradas mais de 1,4 bilhão de pontuações de eNPS auto-relatadas.

A Bamboo HR considerou três critérios de avaliação durante a análise: o eNPS, que mensura a satisfação dos funcionários; a volatilidade, que indica a variação da felicidade mensalmente; e a volatilidade média, que calcula a diferença entre a média do eNPS de cada mês.

 

Confira o ranking:

 

1 – Construção: O Mais Feliz 

A indústria da construção lidera como a mais feliz em 2023, mantendo estabilidade no eNPS médio de 49 pontos. Projetos residenciais e escassez de materiais impulsionaram a satisfação em 2020.

 

2- Tecnologia: Felicidade em Queda

Apesar de ser o segundo setor mais feliz, a tecnologia enfrenta uma queda expressiva de 145%, relacionada ao encerramento em 2022 e dificuldades econômicas, resultando em perda de empregos.

 

3- Finanças: Declínio Constante da Felicidade 

A felicidade na indústria financeira cai constantemente, atingindo um eNPS médio de 37 em 2023. A volatilidade anual diminui, mas a tendência de declínio persiste.

4- Organizações Sem Fins Lucrativos: Crescimento Positivo

Organizações sem fins lucrativos mostram um crescimento de 71% na felicidade dos funcionários em 2023, antecipando melhorias com doações sazonais.

5- Restaurantes e Bebidas: Desaceleração da Insatisfação

Apesar do impacto da Covid, os funcionários no setor relataram altos níveis de felicidade em 2020. A insatisfação suaviza, passando de uma queda de 39% para 24% de janeiro de 2020 a junho de 2023.

6- Viagens e Hospitalidade: Aumento da Felicidade 

O setor de viagens mostra recuperação positiva em 2023, com um aumento de 8% na felicidade dos funcionários. A volatilidade anual diminui drasticamente, indicando estabilidade.

7- Educação: Felicidade Crescente 

O setor educacional é volátil, com picos de felicidade durante as férias e quedas significativas no retorno às aulas. A indústria enfrenta uma tendência de queda de 97% de janeiro a maio de 2023.

8- Saúde: A Mais Infeliz

Desde 2020, a felicidade na saúde caiu 40%, acelerando para uma taxa decrescente de 89% em 2023. A indústria precisa abordar causas como trauma e esgotamento.

 

2023: O Ano da Apatia

A Bamboo HR destaca o ponto mais baixo de felicidade dos funcionários em 2023, refletindo os impactos contínuos da pandemia na saúde e na economia. Mesmo com aumentos salariais, 21% dos norte-americanos enfrentam dificuldades financeiras.