Conheça o jardim secreto no coração de Brasília

O local contempla somente plantas brasileiras e foi reaberto para visitação

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

A arquitetura e o jardim que cercam o Palácio do Itamaraty, em Brasília, são de uma riqueza cultural e botânica inigualável. Concebido por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1970, o edifício reabriu suas portas ao público, convidando a todos para explorar seus tesouros escondidos. As visitas devem ser agendadas antecipadamente. 

Entre esses tesouros está o “jardim secreto” concebido pelo renomado artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx, localizado no terraço do prédio na Esplanada dos Ministérios. Composto por três jardins – um externo e dois internos – o menos conhecido deles, situado no terceiro andar. 

O jardim, predominantemente formado por espécies brasileiras, não apenas encanta pela sua biodiversidade, e além dele o local também abriga esculturas de mestres como Lasar Segall, Alfredo Ceschiatti, Victor Brecheret e Maria Martins, e pelos distintos bancos desenhados por Sérgio Rodrigues.

Cada obra foi meticulosamente selecionada pela equipe de patrimônio do ministério, demonstrando um compromisso com a preservação e promoção da cultura nacional. A vista panorâmica do “jardim secreto” oferece um espetáculo à parte, com vista para a Esplanada dos Ministérios.

 

Como visitar

O jardim estará acessível ao público durante as visitas guiadas ao Palácio do Itamaraty, que proporcionam uma jornada pela história e pela arte em vários espaços do palácio. Para agendar sua visita gratuita, basta acessar o link disponibilizado no site oficial do Ministério das Relações Exteriores e realizar o cadastro com pelo menos uma hora de antecedência.

Após o agendamento, os visitantes receberão uma confirmação por e-mail e devem comparecer ao local com um documento oficial de identificação com foto, conforme exigido para maiores de 13 anos. 

Os horários de visitação acontecem das 8h30 às 18h, com exceção das segundas-feiras. Durante os dias da semana, de terça a domingo, são realizadas visitas cívico-educativas, guiadas por mediadores que oferecem informações em português, espanhol, francês ou inglês. Em determinadas datas, há visitas mediadas com tradução simultânea em Libras para atender a públicos com necessidades específicas.

 

*Com informações do G1DF