10 séries sobre política para maratonar no fim de semana

Lista reúne produções nacionais e estrangeiras, com tramas ficcionais ou baseadas em fatos reais, além de documentários.

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
Lista de séries inclui histórias reais e ficcionais, além de documentários. (Imagem: Netflix)
Lista de séries inclui histórias reais e ficcionais, além de documentários. (Imagem: Netflix)

As eleições municipais no Brasil estão se aproximando. Aproveitando o clima político que já toma conta de boa parte das conversas nos próximos meses, o Curta Mais listou 10 séries que tratam sobre política para você assistir.

Na seleção, que inclui produções nacionais e estrangeiras, estão histórias ficcionais ou baseadas em fatos reais, além de documentários. Todas elas estão disponíveis em serviços de streaming. Confira a lista (em ordem alfabética):

A diplomata
A Diplomata
A série retrata uma diplomata bem sucedida que acaba de receber o que talvez seja o trabalho mais importante de sua vida. Em meio a uma crise política de grandes proporções, Kate se sente inadequada para cumprir os requisitos, além de que as consequências de sua missão poderão afetar seu casamento e impactar o resto do mundo.

Onde assistir: Netflix

Arcanjo renegado

A trama principal conta a história de Mikael, integrante de um esquadrão de elite da Polícia Militar do Rio de Janeiro, mas também aborda a política carioca com acordos, traições e personagens que estão à frente do Executivo e da Assembleia Legislativa do Estado. A produção já conta com três temporadas disponíveis.

Onde assistir: Globoplay

Aruanas

A série relata a luta de quatro ativistas de uma ONG em defesa do meio ambiente. A segunda temporada conta com várias cenas passadas no Congresso Nacional, em Brasília, com base em uma proposta de uma medida provisória que isentaria R$ 1 trilhão de impostos para facilitar o uso de energia poluente no País.

Onde assistir: Globoplay

Borgen

Uma das séries sobre política que maior antecipação gerou, com a curiosidade de ser uma série dinamarquesa, Borgen tornou-se rapidamente num manual de instruções sobre a política real, e sobre tudo que está errado na mesma. A série conta a história de Birgitte Nyborg, que logo no primeiro episódio chega, de forma inesperada, a primeira-ministra do reino da Dinamarca – a primeira no cargo. Desde os dramas pessoais, a exigência na política e a promiscuidade com a comunicação social, Borgen relata uma história que nos chega no dia a dia apenas por fragmentos, através das notícias, mal contada: de como é a verdadeiramente a política nos bastidores, as ambições e o que se perde pelo caminho.

Onde assistir: Netflix

Democracia em vertigem


Indicado ao Oscar, o documentário reúne fatos e manifesta a opinião de sua diretora sobre o cenário político no período entre a ascensão do PT com o governo Lula até o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A produção narra, ainda, a polarização da sociedade brasileira com os rumos da política.

Onde assistir: Netflix

Designated Survivor

A série narra uma sequência de reviravoltas políticas, quando um funcionário de baixo escalão do governo americano assume a presidência após um ataque a bomba em Washington vitimar o presidente e todo o alto escalão da política norte-americana. O protagonista assume o poder em um país próximo do caos por conta de uma improvável linha sucessória.

Onde assistir: Netflix

House of Cards

Trata-se de uma das séries sobre o mundo político mais assistidas nos últimos anos. A produção retrata o que uma pessoa é capaz de fazer para chegar ao poder máximo com mentiras, traições e até mesmo assassinatos.

Onde assistir: Netflix

O Mecanismo


O drama ficcional é inspirado nos fatos que impulsionaram o maior escândalo de corrupção da história do Brasil. A série faz referências a obra “Lava Jato – o juiz Sérgio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil”. Há cenas em Brasília, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

Onde assistir: Netflix

Servo do Povo

A produção tem como protagonista ninguém menos que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Totalmente fictícia, a série foi a responsável por alçar Zelensky 0 que era comediante e ator -, à fama nacional. A trama é uma sátira política, em que o protagonista é inesperadamente eleito presidente da Ucrânia após a divulgação de um vídeo seu viralizar nas redes sociais com críticas aos políticos ucranianos.

Onde assistir: Max

Veep

A sátira política se passa no gabinete da vice-presidente dos Estados Unidos. Ela e seus assessores estão aprendendo a navegar pelo poder que o cargo fornece, bem como a fugir da sombra do próprio presidente. A série expressa muito bem a incompetência e a corrupção que contaminam diversas partes do governo.

Onde assistir: Max

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.