10 Dicas de como levar seu gato para uma viagem de carro

A forma mais segura para transportar seu gato em viagens de carro

andressavasco
Por andressavasco
Gato carro arranahdo
Foto: Divulgação

A escolha do gato como animal de estimação vem aumentando sua esperteza e astucia vem ganhando o coração da população e a importância é tanta que dia 8 de agosto é comemorado o Dia Internacional dos Gatos. A data foi criada em 2002 pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal com o objetivo de conscientizar sobre os melhores cuidados com os felinos.

Para quem não abandona seu gatinho de forma alguma, é necessário achar a melhor forma de curtir as férias com um transporte seguro, no caso dos carros é necessário ficar atento as norma de trânsitos e a segurança dos animais e também das pessoas. Uma viagem é desgastante até para pessoas que já estão acostumadas, imagina pra um animalzinho que nunca se quer andou de carro. Então no caso do transporte em viagens é necessário que fique atento e que siga alguns protocolos extras.

“O ideal é acostumar o gatinho deis de filhote com a caixa de transporte e incentivar ele a dormir dentro, isso vai fazer com que ele já se sinta ambientado, tornando assim que a viagem seja mais familiar pra ele “, destaca a médica veterinária, Andressa Rodrigues. Por isso ela explica exatamente todos os cuidados que se deve ter e as precauções para que o transporte seja o mais adequado possível como “Colocar uma mantinha que já tenha o cheiro dele, ele já ter o hábito de fazer passeios mais próximos vai facilitar, levar alguma coisa que ele ama comer vai fazer com que ele associe a entrar no carro, estar viajando com algo positivo”, finaliza.

Pensando na forma mais segura e confortável para se transportar seu gato em viagens de carro o Curta Mais junto com a especialista listou alguns cuidados que são necessários para que a viagem seja agradável a todos.

1 – Use sempre a caixa de transporte para alojar o gato dentro do carro

Transportar o animal fora dela é irregular e perigoso, pois pode tirar a atenção do motorista ao volante.

Foto: Divulgação

2 – Tenha uma caixa de transporte eficiente

Com um bom sistema de fechamento para evitar fugas, evite caixas que possuem os lados com tecido furadinho. É importante que a caixa tenha um tamanho adequado para que ele possa se acomodar confortavelmente. Prenda a caixa no cinto de segurança do veículo com firmeza.

Foto: Divulgação

3 – Acostume o gato a entrar na caixa de transporte o mais breve possível

Coloque alguma mantinha, brinquedos e petiscos que ele gosta dentro e deixe-a aberta para que ele possa deitar ali no dia-a-dia. Assim, quando ele tiver que entrar na caixa para sair de casa, o local se torna menos desconfortável para ele, pois já estará habituado com o espaço.

Foto: Divulgação

4 – Borrife feromônios sintéticos dentro da caixa

15 minutos antes de alojar o animal, isso ajuda a minimizar o estresse do gato durante o transporte.

Foto: Divulgação

5 – Devido ao estresse, alguns animais podem urinar ou evacuar dentro da caixa de transporte.

Compre fraldas de chão à venda em pet shops para o caso de alguma necessidade.

Foto: Divulgação

6 – Deixe para colocar o gato na caixa quando estiver prestes a sair de casa com ele

Só colocar ele na caixa quando estiver prestes a sair de casa, para não deixar um tempo excessivo ou desnecessário com o animal preso.

Foto: Divulgação

7 – Leve a alimentação

Levar quaisquer outros itens de uso regular para que ele se sinta à vontade no local para onde está sendo levado como medicamentos e sedativos, só devem ser usados se prescritos por um veterinário. Inclusive, vale levar o animal a uma consulta antes para avaliar se ele esta apto a viajar.

Foto: Divulgação

8 – Mantenha o ar condicionado do carro ligado

Para melhor conforto do animal dentro do veículo.

Foto: Divulgação

9 – Em longas viagens faça algumas paradas

Com extremo cuidado e com uso de guias, retire o gato da caixa para que ela possa se esticar um pouco. Esteja com o carro todo fechado e com o ar condicionado ligado, para não correr o risco do animal fugir.

Foto: Divulgação

10 – Nunca deixe o gato sozinho dentro do carro

Nem por 1 minuto! É extremamente perigoso e o animal pode vir a óbito.

Foto: Divulgação

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.