Sapucaia é reconhecida como a árvore mais bonita de Goiânia

Pátio da SGPA esconde uma das árvores mais exóticas e raras da capital

Julia Macedo
Por Julia Macedo
IMG 8992

Majestosa e até mesmo saudosa, a Sapucaia encanta quem passa pelo Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia. No mês de outubro, a árvore imponente completa 77 anos de muitos frutos curiosos e folhas coloridas. Olha que ela nem parece ter toda a idade que tem!

De acordo com informações da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), a árvore mais encantadora da cidade precisa de espaço amplo para crescer e espalhar sua folhagem e raíz. Logo, não pode ser plantada em calçadas, ruas e avenidas. Assim, quando chegou a Goiânia, a bela Sapucaia ganhou todo o espaço de que precisava no pátio da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).

Originária da região Norte do Brasil, a Sapucaia pode atingir até 50 metros de altura na floresta, onde tem espaço para crescer. Seu fruto chega a pesar até 4 quilos e conter até 40 castanhas.

Sua beleza vai além do exterior. A sapucaia tem seu nome de origem tupi, uma junção de “sa”, “puca” e “ia”, que significa olho que se abre e cabaça, respectivamente, pelo fato de o opérculo do fruto, quando aberto, se assemelhar a um olho observando a vida que passa por ele, dia após dia.

Resistente e exótica, alimenta as mais diversas famílias de pássaros que visitam o local. Em outras regiões do país é muito apreciada pelos macacos, cujos mais novos ficam com as mãos presas. Surge então, dessa dança, o famoso ditado: “Macaco velho não põe a mão em cumbuca”.

Para os humanos que a encontram, ela alimenta apenas a câmera e a imaginação.

Curiosidades da Sapucaia

Durante o inverno suas folhas se vão, para que folhas novas logo possam surgir, pintadas pelo tom característico purpúreo-escuras, com flores que tomam a cor branca, carregadas de perfume.

Em casa, seus frutos de paredes grossas são usados apenas como recipientes domésticos na decoração. A tampa que se solta quando madura, libera para o mundo as sementes, grandes e rígidas, de amêndoa rica em óleo e amido.

Das sementes vem então o sabor picante, o óleo que serve na fabricação de pomadas medicinais, utilizadas no combate a piolhos e doenças de pele, entre elas as de origem hepética. Exportadas à Europa, levam o nome de “sapucaia nuts”.

Enquanto isso, a casca da Sapucaia ganha uso medicinal. Conhecida por ser adstringente é utilizada, em cozimento e infusão, no tratamento de diarreias. Suas folhas, fervidas em chá, são usadas como tonicardíacas e diuréticas, mas no banho, combatem a coceira.

Para Goiânia, desempenha um papel ainda mais importante. Além de contribuir para a preservação do solo, a Sapucaia atua na manutenção da umidade, sendo conhecida como aliada na conservação dos ecossistemas brasileiros.

Leia mais:

Árvore foi o primeiro ‘palácio’ do estado de Goiás

Conheça as árvores em Goiânia que são tombadas como patrimônio histórico 

Só em 2024, Goiânia ganhou 20 mil novas mudas de árvore

Saiba quais são as espécies de árvores adequadas para plantio em Goiânia

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.