Frente fria pode trazer rajadas de vento e tempestades para Goiás

Frente fria deve causar instabilidade no estado e risco de ventos fortes a partir de quarta-feira

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
image
Foto: Ricardo Rafael

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta para a chegada de tempestades no estado a partir da próxima quarta-feira, 9 de outubro.

A previsão inclui rajadas de vento fortes e possíveis quedas de granizo, especialmente na região Centro-Sul de Goiás. O fenômeno será provocado pelo avanço de uma frente fria vinda do Sudeste, aumentando as áreas de instabilidade ao longo da semana.

As condições climáticas adversas devem perdurar até sexta-feira, 11 de outubro, com chuvas variando em intensidade em diferentes regiões do estado. Essas tempestades, além de ventos que podem ultrapassar 60 km/h, têm potencial para causar transtornos, especialmente em áreas urbanas e rurais mais vulneráveis.

Riscos associados à chegada da frente fria

Segundo o Cimehgo, o principal fator por trás dessas instabilidades será uma frente fria que se desloca pela Região Sudeste do Brasil. Embora o granizo seja considerado um evento eventual, as rajadas de vento podem causar danos significativos em telhados, árvores e redes elétricas.

As regiões Centro-Sul e Sudoeste de Goiás são as que devem sentir os maiores impactos dessas tempestades. As autoridades locais recomendam que a população dessas áreas tome precauções, como evitar abrigos frágeis e ficar atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil.

Calor extremo e baixa umidade antes da mudança no tempo

Antes da chegada da frente fria, Goiás continua enfrentando uma intensa onda de calor e baixa umidade. Para esta segunda-feira, 7 de outubro, o Cimehgo prevê temperaturas máximas de até 43°C na região Oeste do estado, enquanto o Norte, Sudoeste e Centro podem registrar até 42°C e 40°C, respectivamente. Na capital, Goiânia, a máxima esperada é de 39°C, com a umidade do ar variando entre 10% e 50%.

A umidade relativa do ar em algumas áreas, como no Norte e Oeste, pode cair para níveis críticos, abaixo de 12%, o que configura estado de emergência, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesses casos, há maior risco de problemas respiratórios e ocorrência de queimadas.

Previsão para os próximos dias

Entre os dias 9 e 11 de outubro, a frente fria trará chuvas moderadas a fortes, com maior concentração nas regiões Sul e Centro de Goiás. A expectativa é que as temperaturas comecem a cair com a chegada das chuvas, aliviando o calor intenso dos últimos dias.

No entanto, algumas áreas podem não receber precipitações significativas, o que mantém o alerta para a baixa umidade e seus impactos.

 

 

 

 

Leia mais:

Cidade goiana registra a maior temperatura do Brasil

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.