Foguete da Space X de Elon Musk explode, mas lançamento é considerado um “sucesso”

A nave Starship explodiu no ar, mas conseguiu atingir feitos jamais alcançados na história

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
54f14a6f78fb69ce356f36ac111e6391

Após uma tentativa frustrada em abril, a SpaceX, empresa de Elon Musk, refez neste sábado (18) o lançamento do foguete Starship, e dessa vez com sucesso… em partes (literalmente). Após 8 minutos e 30 segundos, o foguete perdeu sinal e explodiu ao entrar em órbita. Apesar do incidente, o lançamento foi um sucesso, e entrou para a história da exploração espacial!

A decolagem foi às 10h05 da manhã (pelo horário de Brasília), e ocorreu na Starbase, a base de lançamento da empresa em Boca Chica, no Texas.

O lançamento foi divulgado em tempo real via transmissão ao vivo pela internet.

Mesmo com a explosão, o evento foi considerado importante e um sucesso extraordinário para a exploração espacial. Isso porque, mesmo com a circunstância, o Starship atingiu níveis jamais atingidos na história: nenhum foguete nunca tinha chegado tão longe.

Starship
No total, são 120 metros de altura, consolidando o megafoguete, como maior e mais poderoso já construído na história da humanidade. Starship, como é chamado o complexo espacial da Space X, possui um projeto reutilizável. O que significa que, a cada novo lançamento com explosões ou danos no material, podem ser revertidos e reutilizáveis em novas estruturas.

O gigantesco complexo veicular é composto de dois estágios: o propulsor Super Heavy, dotado de 33 motores raptor, e a espaçonave Starship, que dá nome ao foguete, com seis motores.

eaf34150df63dbc3485db8e84a868925.png
Foto: Divulgação/SpaceX

A explosão
Cerca de 2 minutos e 50 segundos após a decolagem do foguete, os dois estágios se separaram conforme planejado. A expectativa era de que o B9, em uma área pré-determinada no Golfo do México, enquanto os motores da Ship 25 fossem acionados para impulsionar a espaçonave em uma trajetória “quase orbital”, alcançando cerca de 235 km de altitude sobre o planeta.

Pouco depois da separação dos estágios, o imenso propulsor do foguete, o Super Heavy, explodiu de forma inesperada. Isso resultou na própria nave do estágio superior, a Starship, sendo destruída antes de atingir a altitude planejada.

Apesar do ocorrido, o Starship voou muito mais longe do que a primeira tentativa em abril, reforçando o sucesso do segundo lançamento de voo teste. Além disso, o estágio de separação foi superado, conforme o previsto.

Space X
Criada pelo multibilionário Elon Musk, a Space X revolucionou a indústria espacial ao buscar tornar os voos espaciais mais acessíveis e sustentáveis. A empresa concentra-se em tecnologia avançada, permitindo o transporte regular de cargas para a órbita terrestre e impulsionando missões além dela, como o programa Starlink, buscando fornecer internet global via satélite.

Entre seus maiores trabalhos está a Starship, uma nave espacial criada para viagens interplanetárias e até mesmo a colonização de Marte. Seus esforços para criar uma arquitetura de transporte espacial que possa ser reutilizada várias vezes têm gerado um entusiasmo considerável em todo o mundo, redefinindo as expectativas em relação à exploração espacial comercial e à viabilidade de estabelecer uma presença humana em outros planetas.

095a2bab930cfb7c641d5bbe32045663.png
Foto: Timothy A. Clary/Getty Images