Saiba como cuidar de seu pet no inverno

Especialista alerta sobre os cuidados necessários para proteger os pets durante o frio

Cris Soares
Por Cris Soares
pet pets
Foto: divulgação

Com a chegada do inverno, a queda das temperaturas e da umidade do ar aumenta o risco de doenças em animais. O doutor Raphael Castro, especialista em Saúde Pública, explica que a redução da temperatura dos pets, mesmo sem alcançar níveis extremos, afeta processos biológicos, como a manutenção de um sistema imunológico eficiente. Pets com sistema imunológico enfraquecido ficam mais suscetíveis a infecções por bactérias, vírus e parasitas.

No inverno, cães e gatos ajustam seu comportamento para resistir ao frio, se abrigando juntos. Essa proximidade eleva o risco de transmissão de doenças infecciosas e parasitárias. Doenças como a cinomose e a doença respiratória infecciosa em cães são mais comuns no inverno. Em gatos, doenças como rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia podem ser potencializadas pelo frio, especialmente em animais não vacinados de abrigos ou colônias de rua.

Castro enfatiza a importância de manter a vacinação e a prevenção contra parasitas em dia. Sintomas como alterações no comportamento, mudanças nas fezes e urina, apetite, ingestão de água, atividade física e aspecto do pelo devem ser avaliados por um veterinário.

Durante o frio, os pets precisam regular a temperatura corporal. Animais contraem os vasos sanguíneos periféricos para conservar calor e aumentam a produção de calor com tremores e aumento do metabolismo. Quando a temperatura ambiental cai muito, os animais podem entrar em hipotermia, o que pode levar à parada cardíaca.

Cães recém-nascidos, que não conseguem tremer, precisam de suporte térmico da mãe, da ninhada ou do ninho. É essencial oferecer condições que ajudem a manter o equilíbrio térmico dos animais, como abrigos cobertos, roupas, camas e alimentos. Animais de rua são mais vulneráveis ao frio, mas aqueles mantidos em quintais também necessitam de cuidados adicionais.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.