Aliança Francesa de Goiânia promove Festa da Música neste sábado

O evento acontece no estacionamento do Estádio Serra Dourada

Adelina Lima
Por Adelina Lima
23a90be0881ac821f689c8b2f1ca8bbf

 

Este ano, a 4ª edição da Fête de la Musique acontecerá no dia 18 de junho (sábado) e ganha nova roupagem e proporção no estacionamento do Estádio Serra Dourada. Realizada por três anos consecutivos em frente à sede da Aliança Francesa no setor Marista, La Fête de la Musique, busca promover músicos locais e proporcionar à comunidade goianiense um momento de descontração e convivência. Se diferenciando de outros festivais que acontecem em Goiânia, La Fête de la Musique não privilegia nenhum estilo musical e busca sempre incluir a maior quantidade possível de gêneros e estilos.

Serão nove horas de evento e sete bandas goianas sobem ao palco para “faire la fête”: Brasil In Trio (bossa nova, choro), Tronics (pop e eletrônico), TNY (blues), Stay Strong (rock), Cristiano e Capela (sertanejo), Tão Somente Assim e BR9 (Gospel). Além de apresentações de dança com a Cia de Dança Jaime Arôxa e o Grupo Ritmos FIT. Na Abertura Oficial haverá a participação da Orquestra Sinfônica do corpo dos bombeiros.

O evento vai contar, ainda, com uma praça de alimentação onde estarão presentes 12 food trucks de especialidades gastronômicas variadas. E serão sorteadas bolsas de estudos da Aliança Francesa de Goiânia.

A abertura oficial do evento será às 15 horas com o discurso da diretora da Aliança Francesa, Dinah Opoczynski, seguida pela banda do corpo de bombeiros que executará o Hino nacional brasileiro e francês. E para fechar a noite o último grupo que sobe ao palco é a dupla Cristiano e Capela. O evento tem também um caráter beneficiente: serão arrecadados alimentos não perecíveis que serão doados à comunidade Serra das Areias.

A Fête de la Musique ou Festa da Música, em português, é uma das maiores manifestações culturais francesas e é festejada em mais de 100 países. Criada em 1982, pelo ministro francês Jack Lang, é celebrada na França em 21 de junho de cada ano, uma data simbólica, pois representa o primeiro dia do solstício de verão no hemisfério norte. Ela tem por objetivo principal promover os artistas locais, amadores ou profissionais, dando a oportunidade de mostrarem sua arte, sem privilegiar nenhum estilo musical. É realmente uma festa que busca unir e integrar todos os gêneros e gostos sem distinção. As Alianças Francesas disseminam pelo mundo a “Fête de la Musique” e a Aliança Francesa de Goiânia começou à realizá-la, em versão aberta ao público, em 2013.

O Centro Cultural Franco Brasileiro – Aliança Francesa de Goiânia é uma associação cultural sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública. Há mais de 40 anos em Goiânia ela oferece cursos de língua francesa bem como realiza várias atividades culturais relacionadas à cultura francófona. A principal finalidade das Alianças Francesas é a de incentivar o intercâmbio entre o Brasil e França e de divulgar a língua e a cultura francesa. Além das aulas de francês, ela oferece uma mediateca com uma variedade de livros e filmes franceses legendados em português e um serviço de informação sobre os estudos na França e intercâmbios com países francófonos. As atividades e a programação cultural estão abertas a todos: coral de músicas francesas, mostras de filmes, debates, festivais e exposições.

 

Fête de la Musique (Festa da Música)

Quando: dia 18 de junho a partir das 14h

Onde: Ala Sul do Estacionamento do Estado Serra Dourada

Ingressos: Aliança Francesa de Goiânia (Rua 145, n°422, Setor Marista)

Valores: R$20,00 (inteira), R$ 10 (meia entrada ao levar 1 kg de alimento não-perecível)

Mais informações pelo Facebook do evento 

ea3cfe643667eedbb111f6d58951aab6.jpg

 

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade