Consumir essa fruta desidratada ajuda a prevenir dor nos ossos

Saiba qual é essa fruta

Suzana Goncalves
Por Suzana Goncalves
Pé de ameixa
imagem: reprodução/internet

O consumo de determinados alimentos pode contribuir positivamente para a saúde dos ossos, a ameixa seca é um deles, devido suas propriedades que retardam a perda óssea e diminuem o risco de fraturas. Ela é composta por vitamina K, magnésio, potássio, boro e possui polifenóis que atuam como anti-inflamatório.

 

Segundo um estudo publicado na revista científica Osteoporosis International, o consumo diário dessa fruta desidratada pode reduzir o risco de osteoporose em mulheres que estão na menopausa. 

 

A pesquisa foi realizada com 235 mulheres que estavam no pós-menopausa, elas foram divididas em 3 grupos: o primeiro não consumiu ameixas secas; o segundo consumiu 50 gramas da fruta por dia (de 4 a 6 ameixas secas); o terceiro grupo consumiu 100 gramas diárias (de 10 a 12 frutas).

O estudo chegou à conclusão que as mulheres que não comeram as ameixas secas, no período de um ano, tinham menor resistência e densidade óssea. Por outro lado, as mulheres que consumiram a fruta melhoraram a resistência e a densidade óssea.

Dessa forma, consuma ameixa seca diariamente para ajudar a prevenir a dor nos ossos. Contudo, ele deve ser moderado, cerca de 40 gramas por dia (de 4 a 5 frutas), equivalente a 96 calorias. Além do benefício ósseo, a ameixa seca também ajuda a desintoxicar o organismo, previne a anemia, protege contra doenças pulmonares e é um forte aliado no processo de emagrecimento, devido ao seu baixo número de calorias.

 

Ameixa seca

imagem: reprodução/ Foto iStock Jairo Bouer

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.