Aparecida de Goiânia recebe exposição com foco em vítimas de abuso

Exposição exprime relatos de abusos sexuais a meninos e meninas

Beatriz Bueno
Por Beatriz Bueno
WhatsApp Image 2024 01 10 at 13.50.57 2

Estreou nesta quarta (10), a exposição “Arte que Denuncia, Combate e Previne” da artista plástica Mirian Arceno Rocha. A mostra acontece no Aparecida Shopping, no Setor Serra Dourada, em Aparecida de Goiânia, e fica disponível até o dia 13 janeiro. A exposição é gratuita para todo o público.

A artista plástica Mirian Arceno Rocha catarinense traz para a cidade, uma exposição impactante composta por 14 obras em óleo sobre tela. A mostra inédita em Goiás integra a programação do Festival Rhema, de arte cristã.

O objetivo principal é conscientizar o público sobre situações de abuso sexual que, infelizmente, podem ocorrer em qualquer ambiente e dentro de qualquer coisa independente da classe social. As telas da exposição são uma representação real de relatos de vítimas, além da dramatização dos crimes sofridos pela própria artista e seu marido Oziel Rocha durante a infância.

O projeto também busca encorar outras vítimas a denunciarem os abusos que sofreram e identificar a arte como um processo de cura. A exposição já percorreu diversas cidades brasileiras e da América Latina, incluindo a Argentina.

Mirian já pinta há 30 anos, mas em 2019 se sentiu inspirada a pintar sobre o tema, com o abuso sexual que viveu aos 8 anos sendo catalizador do seu quadro. Seu marido também viveu a mesma situação aos 11 anos. Ela e o esposo trabalharam durante oito anos ouvindo relatos de vítimas de abusos e violência doméstica, o que inspirou todo o processo de pintura.

Divulgação

A exposição não tem fins lucrativos e os quadros não são comercializados. “As pessoas passam por ali e recebem a informação, o que desperta gatilhos. Já recebi inúmeros testemunhos de pessoas, como de uma senhora que, aos 60 anos, nunca havia falado sobre o abuso que sofrera, e se sentiu impulsionada a falar pela primeira vez sobre o assunto. É libertador. A arte tem o poder de comunicar sem palavras.”, comentou a artista.

Oziel Rocha, marido de Miriam, conta que demorou quase 40 anos para tratar sobre o seu caso de abuso que sofreu aos 11 anos de idade. Foi durante o processo de terapia que pode se abrir e começar o tratamento para cura da ferida que isso causou.

 

Divulgação

Outras formas de arte

O Festival Rhema 2024 leva mais arte ao Aparecida Shopping. Além da exposição, o evento tem cerca de 20 apresentações artísticas performadas por cerca de 150 artistas de todo país.Entre as atrações estão números circenses, danças e peças teatrais que garantem diversão e leveza ao público. Toda exibição é gratuita.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.