As 10 melhores cervejas artesanais regionais

Em 2022, as 10 cervejas artesanais regionais abaixo foram os mais lembrados pela nossa curadoria no Prêmio Curta Mais

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
d9bd585ed950bb492315198124124b25

Há 15 anos o Curta Mais nasceu com o propósito de descobrir o melhor da cidade e compartilhar com nossos leitores nossas indicações. Essa credibilidade, adquirida com o tempo e com todo esmero em nosso trabalho de curadoria, foi reforçada este ano com o “Prêmio Curta Mais – o Melhor da Cidade em 2022”, quando convidamos 60 jurados para nos ajudarem a escolher os melhores em 42 categorias selecionadas pela organização da premiação. 

O critério foi reunir um time de bom gosto que realmente sai de casa com frequência para curtir os bons lugares da cidade. Veja aqui a lista dos jurados da primeira edição do Prêmio Curta Mais. Foi uma premiação ímpar, diversa, confiável e isenta. Os jurados tiveram total autonomia nas suas escolhas e fizeram a avaliação sem vouchers de cortesia ou algo do tipo. Nenhum estabelecimento, que estava concorrendo ao prêmio, anunciou seus serviços no evento exatamente para garantir a imparcialidade e credibilidade dos resultados. Portanto, não houve qualquer relação comercial na escolha dos finalistas e vencedores.

A premiação também contou com o voto popular em 10 categorias extras. Para conferir o resultado completo, clique aqui.

Com realização, apoio e parceria da Fecomércio, Senac, Sebrae e Sicoob Secovicred, o Prêmio Curta Mais se consolida como o “Oscar” da gastronomia local com a entrega das placas realizada em uma noite de gala no dia 22 de novembro de 2022.

O resultado da premiação contempla, ao todo, os 375 melhores endereços de Goiânia em 2022, e pode ser acessado no guia digital e também na versão impressa disponível no Hub Curta Mais, hotéis e outros pontos estratégicos da cidade. 

Em 2022, as 10 cervejas artesanais regionais abaixo foram os mais lembrados pela nossa curadoria no Prêmio Curta Mais em Goiânia. Confira:

Cerveja Colombina

Um brinde à Cerveja Colombina, eleita pelo nosso júri como a melhor cerveja artesanal regional. As brejas da marca são reconhecidas pela personalidade e sabores, cercados de inúmeros frutos, especiarias e ingredientes do Cerrado, como o inconfundível pequi até a doçura da nossa baunilha. Daí veio o apelido ‘cerveja do Cerrado’. Quer ousadia e alegria? A Colombina Pit Dog, uma Juicy IPA com adição de abacaxi, milho e batata. Uma harmonização perfeita para aquele X-Tudo Clássico, servido com a irresistível maionese verde. Mas se for mais comedido e tradicional, a Colombina Session IPA tem aroma rico, marcado pelas notas cítricas e frutadas de lúpulos americanos. Uma cerveja refrescante e ideal para todas as ocasiões. Saúde!

Cervejaria Santa Dica

As brejas da marca são feitas com água do berço do líquido sagrado de Goiás. Todas são produzidas com o mais puro malte e ingredientes selecionados que dão irreverência e originalidade. Um sabor irresistível, carregado com a identidade cultural da mais bela região do centro oeste brasileiro. A Weiss com Hibisco é uma ode à criatividade! Ela carrega em si uma espuma cremosa com aroma de cravo, e no paladar uma leve acidez acompanhada por notas de banana e hibisco. É produzida com maltes de cevada e trigo, apresentando assim uma coloração rosada única e magnífica, com uma espuma intensa e firme. É a queridinha!

Cervejaria Cavalo Louco

Com rótulos criados pela turma do Bicicleta sem Freio, as cervejas da marca inspiradas no grande guerreiro e líder militar da Grande Nação Sioux são extraordinárias e marcantes. As operações foram iniciadas em 2017 e a fábrica já produz mais de 20.000 litros por mês, operando a uma capacidade máxima de até 35.000 litros/mês. Indicamos a Hamali – Grande Espírito, uma IPA – American. Sentados ao redor da fogueira, em uma noite fria, durante a batalha de Big Horn, Cavalo Louco e Touro Sentado receberam a visita de Hamali, espírito de um grande guerreiro. 

Lola Brewpub

A Lola nasceu do sonho do cervejeiro caseiro Henrique Augusto que a faz de maneira cigana e usando e abusando da escola norte-americana de cerveja. Exemplo: suco ou cerveja? Os dois! A Touchdown é uma Juicy IPA. Um SUCÃO lupulado. Black is beautiful, a Imperial Stout da marca, leva o sabor do Cerrado consigo tendo adição de castanha de baru torrada. A Citrossauro é uma Catharina Sour de corpo baixo, ácida e com enorme bebilidade e quantidades generosas de acerola e de maracujá.

Cervejaria Oktos

A Oktos combina aroma e sabor no chope usando receitas do estilo europeu. Criado a partir da palavra “octo”, que significa oito em latim, mas como os proprietários sempre foram aficionados em numerologia, houve a necessidade de se promover algumas alterações na grafia, para que a contagem totalizasse 8, um número de grandes possibilidades dentro da numerologia, surgindo assim o nome. Desde 2007 já se criaram mais de 17 estilos. A Tipo American IPA é uma puro malte com explosão de lúpulos Americanos que devido ao duplo dry hopping. Aqui na capital, o chope Oktos chega geladinho na sua festa.

Cervejaria Casarão      

Você conhece alguma cervejaria artesanal com sua própria plantação de lúpulo? O Casarão possui a primeira plantação de lúpulo do Estado de Goiás. Com o lúpulo de origem da Serra da Mantiqueira o que dará origem a cervejas 100% nacionais com o sabor exclusivo do Cerrado. A Cervejaria Casarão possui mais de 10 tipos de cervejas e chopes artesanais feitos a partir de elementos selecionados, para despertar, além do paladar, os outros quatro sentidos. 

Cervejaria Três Domingos

Com a sua sede na cidade de Anicuns, a cervejaria é uma inspiração e criação de três gerações apaixonadas por cerveja. A Cozumel é bastante refrescante e saborosa e vem com aquele toque cítrico de limão. Diz a lenda que na mina de ouro que funcionava na cidade foi descoberta por um boi de ouro enterrado. A ganância de retirar o boi era maior que o perigo da mina desabar e, na tentativa de remover o boi ouviu-se um mugido estrondoso que fez tremer a terra inundando a mina. Para homenagear os 110 anos de Anicuns, a cervejaria criou uma cerveja dourada como ouro, com sabor predominante dos maltes, trazendo a lembrança da lenda do Boi de Ouro.

Cerveja Templária

Pequena fábrica de cervejas goiana premiada nacionalmente e internacionalmente. Fica situada em uma bela região rural de Catalão e ao todo são 17 rótulos entre sazonais, colaborativas, experimentais e de linha desta empresa familiar. A Labrator Doppelbock é uma cerveja feita como homenagem aos Labradores: cães dóceis, fiéis e amigos. É alcóolica, tem características de pão tostado, caramelo e dulçor relativamente elevado. Parte da renda da venda dessa cerveja é destinada às entidades protetoras dos animais. 

Cerveja Seresta

Uma cerveja que tem no seu espírito alegria, música, cultura e amizade. Criada para harmonizar com boa música e beber cantando. Cada rótulo tem um adjetivo feminino relacionado ao respectivo estilo de cerveja: Puritana (Puro Malte), Ciumenta, uma Weiss com menta, Amargurada (IPA amarga). Se música é harmonia, a Hop Lager é sinfonia. Em cada lata, maltes e lúpulos perfeitamente equilibrados tocam lindamente o seu paladar. Notas leves mas cheias de sabor te levam pra um show de cerveja, daqueles que você tem vontade de pedir bis o tempo inteiro.

10° Cervejaria Klaro

A cervejaria trabalha na produção de chopes e cervejas especiais com rótulos autorais e na terceirização de brassagem para cervejarias ciganas. A unidade da Klaro em Goiânia foi fundada em 2004. Apesar de uma empresa pequena, a visão é de grandes produtores e desta forma, são realizados treinamentos em todas as etapas do processo, quer seja na produção, comercialização e logística. Os produtos Klaro estão sendo produzidos aqui em Goiás, com as fábricas de Goiânia e Catalão, e também no Estado de São Paulo através da unidade fabril instalada na cidade de Ribeirão Preto. Chopp Puro Malte é produzido sem a adição de grãos não maltados. 

Fotos: Retiradas dos estabelecimentos