Alerta de baixa umidade e queimadas: Inmet aponta riscos para a saúde e Goiás está entre os estados afetados

Umidade abaixo de 12% gera preocupação com incêndios florestais e problemas de saúde em várias regiões do Brasil

Cris Soares
Por Cris Soares
baixa umidade calor queimadas goiás
Foto: reprodução internet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o domingo, 1º de setembro, devido à baixa umidade do ar em partes das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. O índice de umidade relativa do ar pode cair abaixo de 12% entre 13h e 19h, aumentando o risco de incêndios florestais e problemas de saúde como doenças pulmonares e dores de cabeça.

As áreas afetadas incluem o leste do Mato Grosso, o centro-sul de Goiás, todo o Distrito Federal, Triângulo Mineiro, o centro-oeste de Minas Gerais, além do norte e oeste de São Paulo, incluindo cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

A baixa umidade e o calor elevado contribuem para o surgimento de focos de queimada, uma preocupação crescente que tem mobilizado autoridades. A recomendação é que a população mantenha-se bem hidratada, evite atividades físicas ao ar livre, principalmente durante as horas mais quentes, e utilize hidratantes e umidificadores. Além disso, a previsão é de que o Brasil enfrente uma nova onda de calor em setembro, com temperaturas previstas para subir até 5ºC acima da média e manutenção da estiagem.

A situação é agravada pela alta poluição do ar em regiões como a Amazônia. Dados recentes mostram que a concentração de partículas sólidas (PM 2,5) em Porto Velho e Rio Branco está muito acima dos níveis considerados saudáveis, conforme relatado pela plataforma IQAir. A fumaça das queimadas na Amazônia afeta a qualidade do ar em várias partes do país, com previsão de dispersão para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste nos próximos dias. A orientação para os residentes dessas áreas é reduzir a exposição ao ar e usar máscaras ao ar livre, principalmente em locais com alta concentração de poluentes.

 

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.