Bate e volta: 10 lugares pra viajar e gastar pouco perto de Goiânia
Destinos turísticos no estado para quem quer dar uma fugidinha e economizar


O feriadão chegou e você ainda nao sabe o que fazer? Não quer ficar em Goiânia, mas também não pode gastar muito? Curta Mais preparou um roteiro com 10 destinos turísticos nos arredores de Goiânia perfeitos para um bate-volta. Cidades com cachoeiras, voos de tirolesa, parques aquáticos e programas ideias para toda a família. Divirta-se e aproveite o passeio.
Corumbá de Goiás– a aproximadamente 1h40 de Goiânia
Incrível cachoeira Salto Corumbá
Foto: Nailton Barbosa
A principal atração de Corumbá de Goiás é o Salto de Corumbá, complexo que abriga sete (incríveis) cachoeiras e conta com área de camping, pousada com restaurante, e, claro, muitas belezas e riquezas naturais. O destaque vai para a Salto Corumbá, com 50 metros de queda, e capa da edição de dezembro da revista Traveler, da National Geoographic.
Como chegar: Corumbá de Goiás fica a 113 km de Goiânia, com acesso pela GO.
Informações: Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Corumbá: (62) 3338-1576
Cachoeira Salto Corumbá
Foto: Marcos Moura
Paraúna – aproximadamente 2 horas de viagem
Cachoeira do Desengano
Foto: Prefeitura de Paraúna
Paraúna guarda mistérios e misticismos – e também muitas belezas naturais. Pra curtir a esticadinha na cidade, vale conhecer a Cachoeira dos Sonhos, com três quedas d’água em sequência, com poços de águas cristalinas adequados para banho; a Cachoeira do Desengano, um pequeno cânion com sequência de escorregadores naturais de pedra e poços para banho; e a Cachoeira do Cervo, que possui uma queda de 14 metros.
Como chegar: Paraúna fica a 156km de Goiânia, com acesso pela BR-060 e GO164/GO-320
Informações: (64) 3957-7045
Cachoeira do Cervo
Foto: Prefeitura de Paraúna
Pirenópolis – aproximadamente 2 horas de viagem
Cachoeira do Abade
Foto: Moisés Nazário
Um dos destinos turísticos preferidos da população goianiense, Pirenópolis é rica em história e riquezas naturais. Além de conhecer o centro histórico da cidade, que foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN em 1989, vale aproveitar a esticadinha para tomar banho na cachoeira do Abade, com 22 metros de queda e rodeada por uma praia de areia branca; e nas cachoeiras do Lázaro, do Rosário, da Fumaça, da Meia Lua e dos Dragões.
Como chegar: Pirenópolis fica a 128 km de Goiânia, com acesso pela GO-431.
Informações: Secretaria de Turismo de Pirenópolis: (62) 3331-2416 | CAT – Pirenópolis: (62) 3331-2633
Cachoeira do Lázaro
Foto: Fábio Malaguti
Cocalzinho de Goiás – a aproximadamente 2h de viagem
Cachoeira dos Pirineus
Foto: Goiás Turismo
Erguida às margens do Rio Corumbá, a cidade é cortada por vários córregos e rios, que criam cachoeiras como a dos Caiapós, do Morrinho dos Pireneus, do Pedro Belo e Sete Grota. Programa obrigatório na cidade é curtir a tirolesa Voo dos Pirineus, com 567 metros de comprimento. Na região também são produzidos vinhos finos e premiados com uvas europeias, na Fazenda Pirineus Vinhos e Vinhedos. Também vale conhecer a Caverna dos Ecos, que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina.
Como chegar: Cocalzinho de Goiás fica a 136km de Goiânia, com acesso pela BR-060, BR-153 e BR-414.
Informações: (62) 3339-1527
Voo dos Pirineus
Foto: Goiás Turismo
Cidade de Goiás – a aproximadamente 2h10 de Goiânia
Cachoeira das Andorinhas
Foto: Vila Boa de Goiás
Outro destino turístico muito procurado pelos goianienses é a Cidade de Goiás, berço da poetisa Cora Coralina. A cidade é indicada para os que procuram programas mais tranquilos, como passeios pelo centro histórico da cidade e visitas a museus. Mas, a a Cidade de Goiás também abriga cachoeiras, como a das Andorinhas.
Como chegar: A Cidade de Goiás fica a 142 km de Goiânia, com acesso pela GO-070.
Informações: CAT – Goiás: (62) 3371-7713 | (62) 8596-4227
Museu Casa de Cora Coralina
Caldas Novas – a aproximadamente 2h10 de viagem
Resort em Caldas Novas
Foto: Goiás Turismo
Eleita pelo público como a melhor cidade turística de Goiás, Caldas Novas é o maior manancial hidrotermal do mundo. A cidade é conhecida internacionalmente por suas fontes de águas quentes, parques aquáticos e resorts, programas ideais para curtir com a família. Vale conhecer também o delicado Jardim Japonês da cidade.
Como chegar: Caldas Novas fica a 171 km de Goiânia, com acesso pela BR-153 (até o trevo de Piracanjuba) e seguir: GO-217, GO-139 e GO-213. Ou pela GO-020, e depois pela GO-139.
Informações: Secretaria de Turismo de Caldas Novas e CAT-Caldas Novas: (64) 3454-3524
Jardim Japonês em Caldas Novas
Foto: Goiás Turismo
Rio Quente – a aproximadamente 2h30 de viagem
Parque aquático em Rio Quente
Foto: Goiás Turismo
Rio Quente já foi distrito de Caldas Novas e por isso também tem grande destaque no turismo de águas termais. Atualmente abriga o complexo turístico do Rio Quente Resorts.
Como chegar: Rio Quente fica a 179 km de Goiânia, acesso pela GO-020 até Bela Vista de Goiás, então, entre à esquerda na GO-139; no encontro com a GO-213, vire sentido a Rio Quente e logo vire na GO-507.
Informações: (64) 3452-7021
Mergulho em Rio Quente
Foto: Goiás Turismo
Vila Propício – a aproximadamente 3h de viagem
Mergulho no Lago Azul, em Vila Propício
Foto: Do Cerrado via Youtube
Conhecida por ter o segundo maior complexo de cavernas do Centro-Oeste, com mais de 50 cavernas e grutas que atraem turistas do Brasil e do mundo, a cidade de Vila Propício possui ainda outras belezas naturais, como a Cachoeira Rio dos Patos e o incrível Lago Azul, de águas azuis e cristalinas, perfeito para banho e mergulho e programa obrigatório na esticadinha.
Como chegar: Vila Propício fica a 188km de Goiânia, com acesso pela BR-060, BR-153 e GO-338.
Informações de hospedagem e alimentação: (62) 3320-0184
Formosa – a aproximadamente 3h45 de viagem
Recanto das Cachoeiras
Foto: Secretaria de Turismo de Formosa
A cidade de Formosa é um mundo a ser desbravado pelos aventureiros, com cachoeiras, grutas, quedas livres, trilhas e rampas de voo livre. Na esticadinha, vale tomar banho no Recanto das Cachoeiras, que reúne duas quedas d’água, na Cachoeira do Bisnau e as Cachoeiras do Indaiá. Também é possível praticar esportes aquáticos como jet ski e canoagem na Lagoa Feia.
Como chegar: Formosa fica a 281 km de Goiânia, com acesso pela BR-153 e em seguida pela GO-118.
Informações: CAT (Centro de Atendimento ao Turista) de Formosa: (61) 9686-0142
Cachoeiras do Indaiá
Foto: Secretaria de Turismo de Formosa
Cristalina – a aproximadamente 3h50 de viagem
Cachoeira do Arrojado
Cristalina é tida por muitos místicos como o ponto de equilíbrio do mundo, graças ao magnetismo do seu solo e o trabalho com cristais e pedras preciosas. A cidade abriga cachoeiras como a do Arrojado e dos Borellas, mas o grande atrativo da cidade é a Pedra do Chapéu do Sol, bloco de granito de quase 100 toneladas, equilibrada há milhões de anos em uma base de pouco mais de 1 metro e tido como ponto de equilíbrio do universo.
Como chegar: Cristalina fica a 282 km de Goiânia, acesso pela BR-352.
Informações: (61) 3612-7658
Cachoeira dos Borellas