Brasileiro se consolida como maior consumidor de Café do mundo

Qual o brasileiro que não ama um cafézinho a qualquer hora do dia?

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
CAFE GETTY IMAGESSITE

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou a nação que mais consome café no mundo, segundo pesquisa realizada pela Euromonitor International. O estudo aponta que o consumo de café no Brasil deve crescer entre 3% e 3,5% em relação ao ano passado, atingindo 22,9 milhões de sacas.

De acordo com os dados, os brasileiros consomem, em média, 839 xícaras de café por ano, o equivalente a 40 ml por xícara. Esse número é mais de cinco vezes a média mundial.

Produção e exportação de café no Brasil

O Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, iniciou os preparativos para a colheita de 2023, com uma área de 2,26 milhões de hectares dedicados à cafeicultura. A produção brasileira de café pode atingir 54,94 milhões de sacas do grão beneficiado, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em 2022, o Brasil exportou cerca de 2,2 milhões de toneladas de café, o equivalente a 39,4 milhões de sacas, para 145 países. Os principais destinos foram Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Japão. As exportações renderam US$ 9,2 bilhões no ano passado, impulsionadas pelos preços elevados no mercado externo.

A cafeicultura tem um forte impacto social no Brasil, especialmente em propriedades familiares, gerando emprego em diversas etapas da cadeia produtiva. Silvio Farnese, diretor de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária, destaca a importância econômica dessa cultura para as famílias envolvidas.

O café também possui uma relevância histórica significativa para o Brasil. Introduzido no país em 1727, o café desempenhou um papel crucial no desenvolvimento econômico do Sudeste durante o ciclo do café, no século XIX. Este ciclo contribuiu para a transição do poder econômico das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, especialmente São Paulo e Paraná.

Cafés Especiais

O Brasil também se destaca na produção de cafés especiais, com um consumo crescente de cafés de alta qualidade. Atualmente, estima-se que entre 5% e 10% do consumo brasileiro seja de cafés especiais, vendidos em diversos estabelecimentos, incluindo cafeterias e supermercados.

Datas comemorativas, como o Dia Internacional do Café, em 1º de outubro, e o Dia Nacional do Café, em 24 de maio, celebram a importância dessa bebida. Vanúsia Nogueira, diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC), ressalta a necessidade de celebrar o café, que é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água.

 

 

Veja também:

Café Curta Mais: conheça o menu especial para o Festival Gastronômico Curta Mais Por Menos em Goiânia

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.