Estudo aponta que café sem açúcar pode reduzir risco de demência; entenda
Entenda porque o café sem açúcar pode reduzir risco de demência, segundo uma pesquisa.

Se você gosta de café, talvez já tenha ouvido falar que ele faz bem para o corpo e a mente. Mas sabia que o café sem açúcar pode ajudar a reduzir o risco de doenças como Alzheimer e Parkinson? Um estudo recente trouxe essa novidade que, além de interessante, pode mudar a forma como encaramos o consumo diário dessa bebida tão querida. Vamos entender como isso funciona e por que deixar o açúcar de lado pode ser uma boa ideia?
Entenda o que é a demência
A demência é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, trazendo impactos profundos tanto para quem vive com ela quanto para seus familiares. Ela causa perda gradual de memória, dificuldade de raciocínio e problemas para realizar tarefas simples do dia a dia, comprometendo a autonomia da pessoa.
Além disso, pode levar a mudanças de comportamento, como irritabilidade, confusão e até depressão. Essas consequências tornam os relacionamentos mais desafiadores e muitas vezes exigem cuidados intensivos. Em casos mais graves, a demência pode afetar até funções básicas, como falar e se alimentar, reduzindo significativamente a qualidade de vida. Por isso, prevenir essa condição é um cuidado essencial com a saúde.
Por que o café sem açúcar pode ser um aliado da sua saúde?
O estudo britânico que revelou essa descoberta foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition, que analisou os registros de saúde de 204.847 pessoas com idades entre 40 e 69 anos, pelo período de nove anos. Os hábitos observados estavam relacionados ao consumo de café e o diagnóstico de casos de demência.
Os pesquisadores encontraram um dado surpreendente: quem consome café sem açúcar tem até 47% menos chances de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Mas por que isso acontece? A explicação está na composição do café. Ele contém cafeína, um composto que ajuda a proteger o cérebro de danos ao longo do tempo. Por outro lado, o açúcar ou adoçantes podem acabar anulando esses efeitos positivos. Ou seja, o segredo está em consumir o café sem açúcar (puro), sem adicionar nada que interfira na sua composição natural.
Quantas xícaras de café por dia?
Outro ponto interessante do estudo é a quantidade de café que traz benefícios. Não é preciso exagerar: de 1 a 3 xícaras por dia já são suficientes para reduzir o risco de desenvolver essas doenças. Isso é importante porque o consumo em excesso pode trazer outros problemas, como insônia ou ansiedade.
O equilíbrio é o segredo. Ao longo do dia, incluir uma ou duas pausas para tomar aquele café sem açúcar pode ser uma forma simples e prazerosa de cuidar da saúde. Além disso, é sempre bom lembrar que o café precisa fazer parte de uma alimentação equilibrada e de um estilo de vida saudável.

Foto: Reprodução/ freepik
Vale a pena tentar?
Se você nunca experimentou tomar café sem açúcar, talvez ache estranho no começo. Afinal, estamos acostumados a adoçar quase tudo, mas o paladar se adapta com o tempo. Muitas pessoas que passam a consumir café sem açúcar acabam se adaptando bem com o tempo.
Além disso, essa pequena mudança na rotina pode trazer um grande impacto para a sua saúde no futuro. Com o aumento dos casos de demência ao redor do mundo, cuidar do cérebro nunca foi tão importante. O café sem açúcar, segundo esse estudo, é uma ferramenta simples e acessível para começar.
Trocar o café adoçado pelo puro pode parecer um detalhe, mas os números mostram que essa escolha faz diferença. Seja para proteger o cérebro ou apenas para aproveitar o sabor autêntico da bebida, fica aqui o convite para repensar o jeito como você consome o seu café. Afinal, cuidar da saúde pode ser mais fácil (e gostoso) do que imaginamos. Que tal incluir o café sem açúcar em sua vida?
Leia mais:
O alimento que todo mundo deveria comer no café da manhã, segundo estudo
Ovos terão data de validade na casca a partir de março
Ovo frito, cozido ou mexido? Conheça o melhor para sua saúde e dieta!

