Carnaval 2024: quando é a data do feriado em fevereiro

Pra quem curte uma boa folia, o Carnaval 2024 será adiantado!

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
Copia de Capa para Site 2
Foto: Divulgação

Carnaval! Aquela folia boa, desfiles de escolas de samba, fantasias criativas, muita música, bloquinhos e muuuito beijo na boca. Uma época do ano especial, e perfeita pra quem ama festejar. Para os foliões mais assíduos, a contagem regressiva para o carnaval 2024 já começa agora. E uma notícia boa pra quem gosta desse período, é que o feriado no próximo ano será um pouco mais cedo!

Quando é o Carnaval 2024? Veja datas
10, 11 e 12 de Fevereiro de 2024: Período Pré-Carnaval
13 de Fevereiro de 2024: Feriado de Carnaval
14 de Fevereiro: Quarta-Feira de Cinzas

Diferente do ano passado, o Carnaval será no meio do mês de fevereiro, nos dias 10, 11, 12 e 13, sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira, respectivamente Os feriados de Quarta-feira de Cinzas e o início da Quaresma para a Igreja Católica coincidem com a época.

Algumas empresas costumam emendar essas datas, abrindo a margem para mais dias de descanso, ou melhor… festança. Para alguns, essa época do ano também é uma oportunidade para viajar.

Para quem gosta de aproveitar o carnaval em outras cidades, se apressar e se organizar é essencial! Somente na Bahia, onde acontece um dos carnavais mais tradicionais, foram cerca de 2,7 milhões de visitantes em todo o estado, sendo mais de um milhão em Salvador (BA), números acima do registrado na pré-pandemia, quando foram 2,3 milhões e 800 mil. Já Recife, capital de Pernambuco, recebeu mais de 2,7 milhões de foliões.

Em 2023, a cidade de São Paulo recebeu cerca de 15 milhões de pessoas para a folia, assim como nos finais de semana anterior e posterior, com mais de 500 blocos.

Foto: Divulgação

Carnaval é um feriado nacional?
De acordo com as leis federais, a segunda-feira e a terça-feira de carnaval não são consideradas feriados. Portanto, a empresa pode exigir que seus empregados trabalhem normalmente nesses dias e sem que isso gere direito a compensação de horas ao trabalhador ou a receber algum valor adicional por isso.

O que acontece se o funcionário faltar sem justificativa no Carnaval?
Como não é considerado um feriado, então a falta de um funcionário, é automaticamente contabilizada como uma falta injustificada e ele terá o correspondente desconto no salário e no descanso semanal remunerado.

Mas e Quarta-feira de cinzas, é considerado um feriado nacional?
No âmbito federal, ou seja, de aplicação em todo o território nacional, são considerados feriados os seguintes dias apenas: 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.

Dessa forma, a quarta-feira de cinzas não é um feriado nacional. 

Confira os Feriados nacionais em 2024
1º de janeiro (segunda-feira): Confraternização Universal
29 de março (sexta-feira): Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo
21 de abril (domingo): Tiradentes
1º de maio (quarta-feira): Dia do Trabalho
7 de setembro (sábado): Independência do Brasil
12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (sábado): Finados
15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
25 de dezembro (quarta-feira): Natal

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.