Cidade bem pertinho de Goiás abriga vale encantado e apaixonante

Almas no interior do Tocantins e bem pertinho da divisa com Goiás tem a natureza apaixonante. Destaque para o Cânion Encantado.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
Prainha do Elias, no Cânion Encantado, em Almas no Tocantins. Foto: Em Algum lugar do mundo
Prainha do Elias, no Cânion Encantado, em Almas no Tocantins. Foto: Em Algum lugar do mundo

Almas, localizada no sudeste de Tocantins, é uma cidade que se destaca por sua tranquilidade e riqueza histórica e turística e pelo apaixonante Cânion Encantado. A cidade foi fundada em 14 de novembro de 1958, mas sua história começa muito antes, em 1734, com a chegada dos primeiros moradores liderados pelo português Manoel Rodrigues Araújo, que buscavam ouro na região. Bernardo Homem, outro português que chegou em 1820, é considerado o fundador do município, tendo construído a primeira igreja católica e introduzido a imagem de São Miguel Arcanjo, padroeiro da cidade​​​​.

Almas é cercada pela exuberante natureza do Cerrado e possui vários atrativos turísticos, como o Cânion Encantado, com quedas d’água de mais de 70m de altura e um lago na base, acessíveis por trilhas terrestres e aquáticas. Outros pontos de interesse incluem a Cachoeira do Urubu Rei e a Cachoeira da Cortina, localizadas no Vale dos Pássaros, e as recém-abertas Cachoeira da Capivara e Cachoeira do Portal​​​​.

  • 1. Cânion Encantado: Este local possui quatro impressionantes quedas d’água simultâneas de mais de 70 metros de altura, formando um pequeno lago na base, cercado por vegetação exuberante. As trilhas permitem a exploração do cânion, oferecendo vistas magníficas e oportunidades para banhos em piscinas naturais e cachoeiras​​.
Arco do Sol em Almas no Tocantins. Foto: Prefeitura de Almas

Arco do Sol em Almas no Tocantins. Foto: Prefeitura de Almas

  • 2.Arco do Sol: O Arco do Sol, que lembra a famosa Pedra Furada no Jalapão, é uma impressionante formação rochosa de tonalidades rosadas, destacada por uma abertura central. A visita a este local se torna ainda mais mágica durante o pôr do sol, um momento em que a luz solar atravessa o arco, criando um espetáculo visual deslumbrante. Este fenômeno natural proporciona uma experiência única, ideal para contemplação e fotografia..
  • 3. Cachoeira do Urubu Rei e Cachoeira da Cortina: Situadas no Vale dos Pássaros, essas cachoeiras são acessíveis por trilhas a partir da casa do Seu Davi. A Cachoeira do Urubu Rei é conhecida pela sua queda d’água que desce por um imenso paredão, enquanto a Cachoeira da Cortina, com sua alta queda, proporciona um espetáculo visual notável. Ambas oferecem refrescantes experiências de banho​​.
Cachoeira da Capivara  - Almas

Cachoeira da Capivara – Almas

  • 4. Cachoeira da Capivara e Cachoeira do Portal: Introduzidas ao turismo em 2022, estas cachoeiras estão localizadas próximas ao Cânion Encantado, destacando-se pela beleza típica da vegetação do Cerrado, e são ideais para banhos refrescantes​​.
Cidade das Pedras em Almas, no Tocantins

Cidade das Pedras em Almas, no Tocantins

  • 5. Cidade de Pedras: Um conjunto de formações rochosas que lembram uma cidade em ruínas. Estas estruturas naturais são o resultado de milhões de anos de erosão e oferecem uma paisagem única para exploração e fotografia.
Paróquia de São Miguel em Almas no Tocantins - Foto: Diocese de Porto Nacional no TO

Paróquia de São Miguel em Almas no Tocantins – Foto: Diocese de Porto Nacional no TO

  • 6. Igreja de São Miguel Arcanjo: Um marco histórico e religioso da cidade, esta igreja reflete a herança cultural e a influência do catolicismo na região
  • 7. Reservas de Fauna e Flora: A região ao redor de Almas é rica em biodiversidade, com várias reservas naturais onde é possível observar a fauna e flora típicas do Cerrado brasileiro.

Para chegar a Almas, há várias rotas possíveis. A partir de Goiânia, a distância é de aproximadamente 580 km, enquanto de Brasília são cerca de 650 km e de Palmas, a capital do Tocantins, cerca de 276 km. A cidade oferece uma experiência rica em história e contato com a natureza, sendo um destino interessante para quem busca tranquilidade e aventura no interior do Brasil.

Leia também:

Conheça um paraíso inexplorado na divisa entre Goiás e Tocantins

Lagoa exuberante na cor azul turquesa é um verdadeiro oásis no coração do Cerrado

Extraordinária lagoa de água doce é considerada o Caribe do Cerrado