Cidade histórica do Tocantins foi elo comercial para Goiás e tem atrativos turísticos apaixonantes

Porto Nacional é um dos berços da cultura e história tocantinense!

Mariane Faz
Por Mariane Faz
d709629a5fa4ef329b6689233344ab74

Porto Nacional é um município do estado do Tocantins, que fica bem pertinho da capital Palmas (60 km), O município é considerado um polo regional e importante acesso a algumas regiões do estado e do país, localizado às margens da BR-153.

Fundado no início do século XIX, Porto Nacional sempre esteve diretamente ligado histórica e culturalmente ao rio Tocantins. Ao longo daquele século e do XX, a principal via de acesso era o rio. Embarcações coratavam o Tocantins, transportando mercadorias entre Porto Nacional e Belém do Pará.

Com a construção da rodovia BR-153, nos anos 1970, o fluxo de pessoas e mercadorias passou para a via terrestre.

Os nomes atribuídos à cidade estão relacionados com a situação política vigente no país: Porto Real, quando era Brasil-reino; Porto Imperial, na época do Império e finalmente Porto Nacional, após a proclamação da república.

O centro histórico de Porto Nacional foi tombado em 2008 e abrange cerca de 250 edificações, incluindo monumentos como a Catedral Nossa Senhora das Mercês, o Seminário São José, a Prefeitura Velha, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, o Prédio do Abrigo João XXIII entre outros; assim como conjuntos de ruas, largos e praças.

A proximidade que Porto Nacional tem com Palmas, faz com que os visitantes possam aproveitar os pontos turísticos das duas cidades. Então, além do turismo cultural, há rios, lagos, cachoeiras, esportes radicais e aquáticos, tirolesa e muito mais. Vamos te contar um pouco do que dá pra fazer por lá! Acompanhe:

 

Catedral Nossa Senhora das Mercês

a3029c6e94423f39ac9540b0fc746bfd.JPEG

Foto: Flavio Cavalera

Na cidade, destacam-se as edificações construídas pelos freis dominicanos como a Catedral das Mercês, além de espaços públicos e residências.

A rica história da construção da Catedral Nossa Senhora das Mercês em Porto Nacional, tem seus primeiros registros datados de 1810, quando o ouvidor Joaquim Teotônio Segurado, determinou a construção de uma singela capela no principal largo daquele pequeno povoado, cravado na margem direita do caudaloso rio Tocantins, e que a cada dia recebia mais moradores, oriundos das desgastadas minas de ouro do Carmo e alguns desgarrados indígenas e não indígenas das terras do Pontal. 

 

Centro Histórico

4b9d3d906f261632c2d787050a3feaeb.JPEG

Foto: Flavio Cavalera

Dotado de ruas estreitas e prédios quase todos construídos no século XIX, o centro histórico de Porto Nacional revela boas surpresas.

 

Avenida Beira Rio

Orla - Avenida Beira Rio

Foto: Prefeitura de Porto Nacional

Via expressa, construída com mais de 3Km de extensão, na orla da cidade. O local abrange vários restaurantes e lanchonetes, além da vista maravilhosa para o pôr-do-sol. Os moradores costumam fazer caminhadas, corridas e praticar esportes, em geral.

 

Praia de Porto Real

Temporada de praia Porto Real será lançada neste sábado | Gazeta do Cerrado

Foto: Prefeitura de Porto Nacional

A praia de água doce conta com infra estrutura, local de eventos culturais e esportivos durante a temporada de junho a setembro.

 

Praia de Luzimangues

JALAPÃO: SAIBA O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NA SUA ECOTRIP - Maratrilha

Foto: Maratrilha

A praia de Luzimangues está localizada no distrito de Porto Nacional – Tocantins. Logo após a ponte Fernando Henrique Cardoso (Ponte da Amizade) que dá ligamento Palmas e Luzimangue.

 

Morro Pôr do Sol

Turismo

Foto: Prefeitura de Porto Nacional

Mirante natural com paisagem natural do cerrado, com vista de 360 graus do entorno, Rio Tocantins e cidades de Porto Nacional e Palmas. 

Podem-se apreciar ainda formações rochosas que compõem o conjunto de morros. Contemplação no mirante (vista da paisagem, nascer e por do sol, cidades de Porto Nacional e Palmas). 

Embora a paisagem seja exuberante, as dificuldades de acesso são um fator de restrição muito significativo à visitação.

 

Lajeado

Turismo Tocantins

Foto: Governo do Tocantins

Morros, serras, cachoeira, balneário e um traço marcante do artesanato do Tocantins. Tudo isso você encontra nesta pequena cidade, localizada a 54 km de Palmas. A diversão do visitante começa já na estrada, de onde se pode começar a apreciar monumentos como o Morro do Leão e o Morro do Segredo. É também a caminho da cidade que se pode visitar o Mirante da Serra do Lajeado e ver do alto a majestosa natureza desta região.

Uma vez em Lajeado, não deixe de conhecer o Balneário Ilha Verde. Localizado no centro da cidade, tem boa infraestrutura com bares e restaurantes e a atração principal é um lago, formado por uma pequena queda d’água, cercada de mata ciliar. Na orla há muitas arvores e muita sombra. Ótimo para banhos e pode ser visitada o ano inteiro.

Lajeado também é a sede da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, que pode ser uma alternativa diferente de passeio, aliado a conhecimento.

 

Morro do Segredo

Tocantins 33 anos: Os encantos do Morro do Segredo

Foto: Divulgação

O primeiro sinal da chegada a Lajeado é o Morro do Segredo. Trata-se de uma elevação de 250 metros de altura, situado na entrada da cidade. A visão do morro desperta a curiosidade e impressiona, porque parece ter sido formado por lava derretida há milhões de anos.

O nome se deve a lendas e fenômenos, como o aparecimento constante de luzes misteriosas, que fazem com que os moradores acreditem que o morro guarde algum segredo.

Como chegar: O morro fica a 1 km de Lajeado. A cidade, por sua vez, fica a 50 km de Palmas, o acesso pode ser feito pela TO-050.

 

Ponte dos Imigrantes Nordestinos “Padre Cícero José de Sousa”

98a723ce2330b6ef83903733bdde9d9b.jpg

Foto: Flávio Cavalera

Ligando os municípios de Lajeado e Miracema do Tocantins, a ponte dos imigrantes nordestinos ‘Padre Cícero José de Sousa” é um daqueles lugares em que é difícil transitar e não dar uma parada para, pelo menos, um registro fotográfico.

Ela foi inaugurada em 2011, pondo fim à travessia por meio de balsa entre Lajeado e Miracema. A vista da ponte é singular: a beleza do rio ladeado da imponente Serra de Lajeado compondo o cenário. É muito comum se ver fileiras de veículos no acostamento registrando a passagem pelo local.

A escolha do nome remete aos nordestinos que tanto contribuíram e contribuem para a construção da grandeza do Tocantins, como o padre Cícero José de Sousa, um religioso que atuou em prol do desenvolvimento sócio econômico do Estado, principalmente na área da educação, levando ao povo tocantinense ideias de progresso.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto de Capa: Prefeitura de Porto Nacional