Descubra o paraíso escondido em Goiás que oferece grutas incríveis, banhos refrescantes, tirolesa e rapel

Conheça um lugar espetacular e perfeito em Goiás que está encantando os turistas do Brasil inteiro.

Rodrigo Souza
Por Rodrigo Souza
Mambaí Goiás
Foto: Reprodução/ aventuraspelonossomundo

Imagine um lugar onde a natureza é exuberante e as aventuras são inesquecíveis para qualquer turista. Esse lugar existe e se chama Mambaí, uma pequena cidade no interior de Goiás, perto da divisa com a Bahia. Vamos conhecer um pouco mais este paraíso cheio de emoções e belezas naturais que encantam as pessoas.

Um pouco sobre Mambaí

Mambaí está a aproximadamente de 320 km de Brasília e 500 km de Goiânia, situada na Área de Proteção Ambiental (APA) que fica nas nascentes do Rio Vermelho. Esse belíssimo lugar ainda é desconhecido para muitos goianos. Em Mambaí, você encontra mais de 200 cavernas, muitas grutas, cachoeiras e quedas d’água perfeitas para quem ama atividades de aventura como trekking, rapel e tirolesa.

Hoje, essa charmosa cidadezinha tem pouco mais de 7, 5 mil habitantes e está escondida entre as montanhas da Serra Geral, no mesmo complexo rochoso de Terra Ronca. Mambaí, que no passado era conhecida como Riachão, ganhou seu nome atual devido à junção das palavras “mangaba” (uma fruta típica do Cerrado) e “Bahia” (de onde vieram os pioneiros).

Aventuras em Mambaí

Nos últimos anos, Mambaí tem atraído muitos amantes da natureza e do turismo de aventura. Um dos pontos altos para os aventureiros é o famoso “Balanço da Dani Monteiro”, também conhecido como “Pêndulo”, é uma atividade que mistura a emoção de um balanço com a segurança dos equipamentos de rapel.

Esse balanço ganhou o nome em homenagem à apresentadora Dani Monteiro, que foi convidada a conhecer e estrear essa atividade em Mambaí. Sua empolgação foi tão grande que o nome ficou. Essa aventura acontece na espetacular Cachoeira do Funil, que fica a apenas 6 km do centro de Mambaí, e o acesso é fácil, com uma trilha bem conservada de uns 900 metros.

Curioso para saber como funciona o balanço? Pois bem, você se senta em uma cadeira de escalada presa a uma corda e se balança entre a queda d’água, indo de um lado para o outro com o impulso do seu corpo.

Além do pêndulo, a Cachoeira do Funil oferece outra aventura que muita gente curte de paixão: o rapel. Descer a cachoeira é uma das experiências mais emocionantes que você pode ter na região.

turismo Goiás

Foto: Reprodução/ tripadvisor

Como chegar em Mambaí

Chegar a Mambaí é mais fácil do que parece. Partindo de Goiânia, siga pela GO-060 até Brasília. Da capital federal, continue pela BR-020, passando por Formosa e em direção a Alvorada do Norte. Após 6 km de Alvorada do Norte, vire à direita no trevo para Buritinópolis, pegando a GO-236 e siga por aproximadamente 45 km até chegar a Mambaí.

Dicas úteis para sua visita

Para você aproveitar ao máximo sua visita a Mambaí, é importante se preparar adequadamente para não passar perrengues. Selecionamos algumas dicas essenciais:

• Use calçados apropriados para as trilhas.
  • Leve bastante água, repelente, protetor solar e chapéu.
  • Carregue lanches leves para poder ficar mais tempo se divertindo.
  • Evite levar objetos desnecessários.
  • Respeite a natureza; não deixe lixo no local e evite fazer fogueiras.
  • Contrate um guia local para tornar sua experiência mais segura e agradável.
Mambaí cachoeiras

Foto: Reprodução/ tripadvisor

Para explorar todos os atrativos de Mambaí de forma segura e completa, é recomendável contratar um guia, caso seja a primeira vez como turista. O fato é que conhecer Mambaí é uma experiência única e cheia de emoção. Desde suas cachoeiras e grutas até as atividades de rapel e o emocionante pêndulo, cada momento na cidade é uma descoberta inesquecível. Prepare-se bem, siga as nossas dicas e aproveite cada segundo nesse paraíso escondido de Goiás.

Leia também:

Descubra o raríssimo e incrível fenômeno natural que acontece em Goiás e está encantando os turistas

Descubra as 5 cidades mais baratas para se viver no Brasil em 2024 (uma delas está em Goiás)

Descubra porque Goiás é considerado o melhor lugar para se viver no Brasil, segundo Harvard

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.