3 cidades turísticas em Goiás recebem novos aeroportos

Alto Paraíso, Pirenópolis e Anápolis são as três cidades que tem o potencial para receber os novos empreendimentos.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
3 cidades turísticas em Goiás recebem novos aeroportos
Balonismo em Alto Paraíso. Foto: Goiás Turismo

Na última quarta-feira (10), o senador Jorge Kajuru (PSB), em uma reunião no Ministério dos Portos e Aeroportos, em Brasília, anunciou uma excelente notícia para o turismo em Goiás. Três cidades turísticas em Goiás devem receber novos aeroportos, em até 3 anos.

Segundo o senador, as cidades de Anápolis e Alto Paraíso de Goiás serão contempladas com novos aeroportos, impulsionando o desenvolvimento regional e turístico.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, expressou o reconhecimento da importância dessa demanda para o estado.

A decisão, alinhada à estratégia do governo Lula (PT), visa fortalecer a infraestrutura e fomentar o turismo nessas regiões.

O ministro garantiu que o compromisso é entregar os aeroportos em um prazo de três anos, proporcionando benefícios significativos para o turismo de lazer e de negócios, além de impulsionar a economia local.

“Estamos assumindo esse compromisso com o senador Kajuru”, afirmou Silvio Costa Filho, destacando o potencial de movimentação econômica que os novos aeroportos trarão para Anápolis e Alto Paraíso de Goiás.

A expectativa é que a iniciativa proporcione um aumento no fluxo de turistas, e também contribua para o crescimento sustentável das comunidades locais.

 

Conheça um pouco sobre as 3 cidades turísticas em Goiás que vão receber novos aeroportos:

 

Alto Paraíso de Goiás

3 cidades turísticas em Goiás recebem novos aeroportos

Foto: Goiás Turismo

Alto Paraíso de Goiás, conhecida como o portal para a Chapada dos Veadeiros, é uma cidade que se destaca pelo turismo ecológico e espiritual.

Rodeada por belezas naturais, cachoeiras e trilhas, a região atrai visitantes em busca de conexão com a natureza e momentos de tranquilidade.

Situada a poucas dezenas de quilômetros do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a cidade conta com infraestrutura urbana mais desenvolvida que a do povoado de São Jorge.

Dispõe de uma quantidade maior de pousadas, bares, restaurantes, lojas de artigos específicos, pequenas praças, bancos e caixas eletrônicos, mercados, farmácias, padarias.

Representa um ponto estratégico dentro da Chapada dos Veadeiros, por ser próxima e mais equidistante de numerosas cachoeiras, matas e trilhas.

Além das atrações naturais como o parque, há as cachoeiras (São Bento, do Cristal, Almécegas I e II, Loquinhas,  São Vicente, do Segredo, Raizama, do Macaquinho, Carioquinhas, Anjos e Arcanjos, da Muralha; o Vale da Lua, poço encantado, morro da baleia, entre outros.

Há também os arativos urbanos, como  a Avenida Ary Valadão Filho, Praça do Skate, Praça do Bambu, Praça da Rodoviária,  Pista do Aeroporto de Alto Paraíso, o povoado quilombola do Moinho, além de passeios de balão disponibilizados por empresas privadas, festivais gastronômicos, atrações culturais e musicais.

A cidade também tem o turismo exotérico como forte, que costuma levar muitos visitantes à cidade, já que Alto Paraíso é famosa pelos estudos holísticos e também pela observação de OVNIS.

Com o novo aeroporto, a tendência é que Alto Paraíso se torne ainda mais acessível, proporcionando uma experiência única aos turistas.

 

Pirenópolis

3 cidades turísticas em Goiás recebem novos aeroportos

Foto: Goiás Turismo

Pirenópolis, um dos destinos mais charmosos do Centro-Oeste, é reconhecida pelo seu patrimônio histórico e cultural.

Com ruas de pedra, igrejas seculares e festas tradicionais, a cidade oferece uma viagem no tempo aos seus visitantes.

Situada no coração da Serra dos Pireneus a 770 metros de altitude, a cidade é cercada por exuberantes montanhas, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego. Está localizada a 130 km de Goiânia e 150 km de Brasília.

À noite, há bares e restaurante com música ao vivo na Rua do lazer e o folclore é rico e encantador.

Os turistas que visitam Pirenópolis têm a oportunidade de mergulhar na cultura e na história da cidade. Fundada no século XVIII, a cidade possui um centro histórico bem preservado, com belas construções coloniais, ruas de pedra e igrejas antigas.

O Museu de Arte Sacra do Carmo/ Igreja do Carmo, localizado no centro histórico, é uma parada obrigatória para quem deseja aprender mais sobre a história religiosa da região.

Outros locais onde o turista conseguirá ter contato com a história e cultura local são no Museu do Divino, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, Teatro de Pirenópolis, Casa de Câmara e Cadeia, Cine Teatro Pireneus, Ponte Sobre o Rio das Almas e Fazenda Babilônia.

Para os amantes do ecoturismo e turismo de natureza, a cidade é o lugar ideal para se admirar as paisagens naturais moldadas pelo Cerrado. Devido sua geografia natural, e relevo serrano, Pirenópolis possui mais de 80 cachoeiras catalogadas.

A Unidade de conservação da natureza – RPPN, é um dos melhores atrativos naturais da cidade e possui 3 belissímas cachoeiras, Cachoeira Santa Maria, Cachoeira do Lázaro e a Cachoeira Véu de Noiva.

Outro local que todo turista deve visitar é o Pico dos Pireneus com 1.385 metros de altitude, é o ponto mais alto da região.

A inclusão de um novo aeroporto contribuirá para consolidar Pirenópolis como um destino turístico de referência, aproximando ainda mais os turistas desse tesouro histórico.

 

Anápolis

3 cidades turísticas em Goiás recebem novos aeroportos

Foto: Goiás Turismo

Anápolis, além de ser um polo industrial importante, possui um potencial turístico que vem ganhando destaque. Com a proximidade de Brasília e Goiânia, a cidade tem a oportunidade de diversificar sua economia por meio do turismo.

Seus principais atrativos são o Parque Ambiental Ipiranga, a Catedral Bom Jesus da Lapa, a praça Americano do Brasil, o Museu Histórico Aldérico Borges de Carvalho, o ginásio Internacional Newton de Faria, o morro do Capuava, a base áerea de Anápolis, entre outros. 

Os apreciadores da gastronomia também encontrarão muitas opções em Anápolis, com várias opções de restaurantes, bares e lanchonetes. A mandioca gratinada, o canelone de banana, o ceviche de tilápia com pequi, a salada crocante de camarão e a borboleta de filé mignon são alguns pratos famosos na cidade, que também apresenta diversos pratos que utilizam produtos do cerrado. 

Para quem gosta de fazer compras, Anápolis oferece diversas opções de lojas, shoppings e mercados, onde é possível encontrar desde produtos locais até marcas internacionais.

O novo aeroporto será fundamental para atrair investimentos e turistas, impulsionando a economia local e oferecendo mais comodidade aos viajantes.

 

A iniciativa do governo federal não se limita apenas a essas cidades. Silvio Costa Filho ressaltou que, após a entrega dos projetos iniciais, a intenção é estender o benefício para outras localidades.

A expectativa é que a realização de uma Audiência Pública, prevista para março, proporcione um espaço de diálogo com a população, garantindo a transparência e participação ativa na definição dos rumos desse projeto ambicioso.

Com a construção dos aeroportos em Anápolis e Alto Paraíso de Goiás e a revitalização do aeroporto de Goiânia, Goiás vislumbra um horizonte promissor para o setor de aviação, impulsionando o turismo e promovendo o desenvolvimento econômico regional.