Colégio católico foi responsável pela formação de um dos bairros mais nobres de Goiânia

Saiba como um colégio Católico foi responsável pela formação do Setor Marista, um dos bairros mais nobres e tradicionais de Goiânia

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
Setor Marista é um dos bairros mais famosos da capital de Goiás
Setor Marista é um dos bairros mais famosos da capital de Goiás

Poucos sabem, mas o Setor Marista, um dos bairros mais nobres e desejados de Goiânia, tem uma história profundamente vinculada ao Colégio Marista e ao empenho dos Irmãos Maristas na educação e formação de jovens. Fundado em 18 de março de 1962, o Colégio Marista chegou a Goiânia com uma missão clara de educar e evangelizar, seguindo os princípios de seu fundador, São Marcelino Champagnat. Esse ideal educativo não se limitou às paredes da instituição; ele permeou o tecido social do entorno, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a configuração do Setor Marista como conhecemos hoje​​.

Originalmente parte do bairro Pedro Ludovico, o Marista começou a se desenvolver e a ganhar identidade própria com a instalação do colégio. A chegada da instituição de ensino atraiu pessoas de maior poder aquisitivo para a região, marcando o início de uma transformação que levaria o bairro a se tornar um dos espaços mais valorizados da capital goiana. Este processo de desenvolvimento esteve intimamente ligado à qualidade de ensino e à reputação do Colégio Marista, que logo passou a dar nome ao próprio bairro​​.

A influência do Colégio Marista no Setor Marista estende-se além da educação formal. A instituição é um centro de atividades culturais, esportivas e de formação humana, contribuindo para a formação de uma comunidade solidária e consciente de seu papel na sociedade. Os valores maristas de solidariedade, excelência acadêmica e formação integral são refletidos na qualidade de vida do bairro e no perfil de seus moradores.

Hoje, o Setor Marista não é apenas conhecido por sua infraestrutura moderna e localização privilegiada, mas também como um espaço de convívio que reflete os ideais educativos e comunitários dos Irmãos Maristas. A região abriga escolas, shoppings, parques, bares e restaurantes de alto padrão, atraindo residentes e visitantes em busca de um estilo de vida que equilibra conforto, conveniência e qualidade.

Assim, a história e o desenvolvimento do Setor Marista em Goiânia estão intrinsecamente ligados à presença e à influência do Colégio Marista. A instituição não apenas deu nome ao bairro, mas também moldou seu caráter e seu desenvolvimento, contribuindo para que se tornasse um dos destinos mais cobiçados da cidade. Este exemplo destaca o papel fundamental que as instituições educacionais podem desempenhar no desenvolvimento urbano e social, demonstrando que a educação é uma força transformadora não apenas dentro da sala de aula, mas em toda a comunidade.

Na década de 1960, a expansão urbana de Goiânia foi marcada pela criação de aproximadamente 125 novos bairros, entre eles o que viria a ser conhecido como Setor Marista. Essa transformação teve início com a instalação do Colégio Marista em 1962, no mesmo local onde ainda se situa. Com a chegada da instituição educacional, famílias de maior poder aquisitivo começaram a se estabelecer na área, anteriormente integrante do Setor Pedro Ludovico, passando a região a ser identificada pelo nome da escola ou dos “Maristas” — termo que se refere aos membros da congregação religiosa responsável pela fundação e gestão do colégio, dedicada ao culto da Virgem Maria.

A origem dos Maristas remonta a 1817, quando São Marcelino Champagnat, movido pelo ideal de um mundo mais fraterno e humano, fundou os Pequenos Irmãos de Maria. Essa congregação, uma das principais dedicadas a Maria, era composta por leigos cujo foco era o ensino. O objetivo de Champagnat era utilizar a educação e a evangelização como meios para formar indivíduos virtuosos e bons cristãos. A chegada dos primeiros Irmãos Maristas ao Brasil em 1897 insere-se nesse contexto de missão educativa, com uma pedagogia voltada para a formação integral do ser. O impacto da Igreja Católica na construção da identidade nacional brasileira é inegável, permeando nossa cultura, linguagem e música — e, como observado, também o sistema educacional.

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A educação em colégios católicos, como o Colégio Marista e o Colégio São Paulo Apóstolo, transcende a simples transmissão de conhecimentos acadêmicos, mergulhando profundamente na formação integral do indivíduo. Esta abordagem pedagógica está fundamentada em valores cristãos, com o objetivo de desenvolver não apenas o intelecto, mas também o caráter, a ética e a espiritualidade dos estudantes. Tais escolas entendem que o aprendizado vai além da sala de aula, integrando ensinamentos que os alunos levarão para toda a vida, influenciando positivamente suas decisões, ações e interações sociais​​.

Historicamente, as escolas jesuítas, que compartilham desta mesma filosofia educacional, demonstraram o poder da educação como ferramenta de evangelização e disseminação da cultura, evidenciando como a introdução da leitura e da escrita pode ser um veículo para a inserção em uma comunidade de fé. Esta abordagem não apenas facilitava a conversão dos povos indígenas ao cristianismo, mas também promovia uma profunda transformação cultural, substituindo práticas e crenças locais por valores e princípios cristãos. Apesar das críticas a essas práticas missionárias, não se pode negar o impacto duradouro da educação jesuíta na formação da sociedade brasileira​​.

Além disso, a integração entre escola e comunidade surge como um aspecto fundamental na educação católica, refletindo um compromisso com a formação cidadã e ética dos alunos. Estudos apontam que escolas que estabelecem uma parceria efetiva com a comunidade conseguem não apenas melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também fortalecer seu senso de pertencimento e responsabilidade social. Essa abordagem participativa promove uma educação mais significativa, que responde às necessidades locais e fomenta a formação de indivíduos críticos, éticos e participativos​​.

Portanto, colégios católicos como o Colégio Marista não são apenas centros de excelência acadêmica; eles são instituições que moldam a identidade de um bairro, contribuindo significativamente para a formação de gerações bem-educadas e conscientes de seu papel na sociedade. O reconhecimento e a valorização dessas escolas pelos moradores do Setor Marista em Goiânia são um testemunho do impacto positivo que a educação baseada em valores pode ter na comunidade e além.

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