Conheça a cidade goiana que é a nova capital dos condomínios fechados e sustentáveis

Terezópolis de Goiás prepara-se para receber o condomínio horizontal Aldeia Santerê Casa e Natureza.

Cris Soares
Por Cris Soares
a0da049a5e86dec46ad880637800e93f

Terezópolis de Goiás, situada a 34 quilômetros de Goiânia, emerge como um pequeno município na Rota das Águas, entre Goiânia e Brasília. Com uma população de menos de oito mil habitantes, a cidade se destaca como uma das principais guardiãs da Área de Preservação do João Leite e seus afluentes (Apajol), que inclui a estratégica barragem do João Leite, vital para o abastecimento de Goiânia e sua região metropolitana.

O município se orgulha em dar boas-vindas ao seu terceiro condomínio fechado sustentável,visando se tornar a capital sustentável de Goiás. Isso se deve à visão compartilhada por sua população e aos projetos que vêm sendo delineados tanto pelo setor público quanto privado.

Além dos empreendimentos habitacionais sustentáveis, a cidade já orgulhosamente abriga a Sociedade Ecovila Santa Branca e a Fazenda Santa Branca. Ambas estão situadas na Apa do João Leite, a meros 7 quilômetros do centro de Terezópolis de Goiás. Nestes locais, os moradores vivenciam uma interação íntima com a natureza, buscando o equilíbrio por meio da sustentabilidade e a restauração ambiental.

Esse movimento teve seu início em 2004, a partir de uma parceria entre a Fazenda Santa Branca, a Tropical Urbanismo e o Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC). A meta era estabelecer um modo de vida em harmonia com o ambiente, onde todas as atividades cotidianas são realizadas levando em conta a definição de sustentabilidade – suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro, e até mesmo indo além, deixando um impacto benéfico no meio ambiente.

O espaço compreende 335 lotes privativos, com áreas que variam de 1.500 a 4.500 metros quadrados, dos quais aproximadamente um terço já está edificado. As áreas comuns incluem um viveiro de plantas nativas e medicinais, setores para a gestão de resíduos, processamento e armazenamento de materiais, áreas de lazer, ciclovias, florestas temáticas e até um labirinto para meditação.

Ademais, a cidade se notabiliza pela preservação de sua rica biodiversidade. Parques naturais e áreas de preservação ambiental são mantidos com extremo cuidado, não apenas fornecendo um ambiente saudável para a flora e fauna locais, mas também oferecendo oportunidades de lazer e contemplação para os habitantes.

Agora, a comunidade se prepara para receber o condomínio horizontal Aldeia Santerê Casa e Natureza, que promete ser um ícone da sustentabilidade ecológica. Este será implantado dentro da zona urbanizável permitida pelo atual Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental João Leite. Um de seus diferenciais são os swales, conhecidos como valas de captação que evita o escoamento de água e sedimentos do condomínio, que serve também para fortalecer a segurança hídrica jogando a água das chuvas para o lençol freático. O projeto conta com todas as aprovações legais necessárias, tanto do município quanto do Estado, além das concessionárias de água e energia.

Outro projeto igualmente sustentável, como o Escarpas Eco Parque, situado em Abadiânia, traz um conceito inédito de condomínio que oferece lazer e aventura no coração do Centro-Oeste. Contemplando a todos, com opções para os mais diversos gostos e idades, o local se destaca como um espaço onde emoção, natureza e qualidade de vida se entrelaçam harmoniosamente.

E também se destaca o Parque das Acácias, localizado em Aragoiânia, como mais um exemplo notável de preservação ambiental na região. Este parque contribui significativamente para a conservação da biodiversidade local, proporcionando um ambiente saudável e oferece aos cidadãos a oportunidade de desfrutar de momentos de lazer e contemplação em meio à natureza. Um condomínio fechado com compromisso de sustentabilidade e preservação ambiental.

Quer receber dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

>Veja também<

Terezópolis de Goiás, na grande Goiânia, ganha primeiro condomínio fechado sustentável

Aldeia Santerê: conheça o refúgio de charme pertinho de Goiânia na nova (e exuberante) Rota das Águas