Conheça o queijo que custa mais de 15 mil reais

Considerado um dos mais caros do mundo, o queijo Pule é produzido apenas sob encomenda; conheça

Amanda Mendonça De Oliveira
Por Amanda Mendonça De Oliveira
a445542a0a9d4f15171d4e5f4d61e524

No cenário vasto e diversificado do mundo gastronômico, alguns produtos se destacam não apenas por seu sabor e preparo, mas também pelo preço alto que alcançam no mercado. Um desses exemplos é o queijo que pode chegar a 3 mil euros o quilo, cerca de 16 mil reais.  

 

Considerado um dos mais caros do mundo, o queijo Pule é produzido apenas sob encomenda em uma fazenda na Reserva Especial Natural de Zasavica, na Sérvia. Trata-se de um queijo branco, produzido manualmente com o leite de jumentas bálcãs (pouquíssimas jumentas dessa espécie são encontradas no mundo). É necessário em média 25 litros de leite para produzir um quilo do Pule, e cada animal produz 20 litros por ano, o que torna o queijo ainda mais valioso. 

 

Uma curiosidade interessante é que o leite produzido pelas jumentas bálcãs é bastante nutritivo e ajuda a fortalecer a imunidade. Acredita-se que as características únicas do leite desses animais contribuem para o sabor e a textura excepcionais do Pule. 

 

Seu sabor é forte e se assemelha ao queijo espanhol Manchego. Já a textura é mole e quebradiça e lembra a ricota. É um queijo que derrete na boca e proporciona uma experiência única para quem tem a oportunidade de degustá-lo. 

 

O Pule é um verdadeiro tesouro gastronômico, sua produção limitada, aliada às características únicas do leite das burras dos Bálcãs, fazem dele um queijo 

extremamente valioso, tanto em termos de sabor quanto de preço.

 

Se você é um apaixonado por queijos e está disposto a investir em uma experiência gastronômica inesquecível, o Pule certamente é uma opção a ser considerada. Porém, vale ressaltar que sua disponibilidade é restrita e seu preço pode não estar ao alcance de todos.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

>Veja também<

 

Ranking internacional elege queijo brasileiro o melhor do mundo

Queijo cabacinha é declarado Patrimônio Cultural de Goiás

Empresa paga R$ 5 mil para voluntários comerem queijo