‘Veja’ destaca avanços goianos na segurança pública

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destaca-se na segurança pública com reduções significativas em crimes violentos e estratégias inovadoras.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
Veja pontua que valorização das tropas foi fundamental para melhoria dos índices da segurança pública
Veja pontua que valorização das tropas foi fundamental para melhoria dos índices da segurança pública

O Estado de Goiás tem se destacado na segurança pública sob a liderança do governador Ronaldo Caiado. A política de segurança implementada por Caiado tem sido um exemplo para todo o Brasil, com destaque na  edição desta semana da  revista “Veja”. A revista anuncia “Vitórias contra o crime”, mencionando que os investimentos em veículos, o uso intensivo de tecnologia e ações sociais, entre outras medidas, adotadas por alguns estados, demonstram que é possível obter avanços significativos na área de segurança pública.

Em Goiás, a segurança pública ganhou relevância política nos últimos tempos e já desponta como um tema central para a eleição nacional de 2026.  O Estado tem experimentado resultados positivos no enfrentamento à criminalidade, com reduções expressivas em ocorrências sensíveis como homicídios, latrocínios e roubos.

Capa da edição desta semana da Revista Veja

Capa da edição desta semana da Revista Veja

 Veja destaca ações básicas e estratégicas goianas

Print da matéria da Veja que está no site

Print da matéria da Veja que está no site

De acordo com a revista Veja, o sucesso do estado de Goiás na segurança pública se deve à implementação de ações básicas e estratégicas. O modelo adotado pelo governador Ronaldo Caiado envolve integração entre diversas forças de segurança, análise precisa das estatísticas e alocação eficaz de recursos para combater o crime. Além disso, Goiás está atuando em conjunto com outros estados para combater o crime organizado por meio do Gabinete Integrado de Inteligência de Segurança Pública (GIISP).

A integração das forças de segurança é uma das estratégias essenciais para o sucesso de Goiás. A partir da análise das estatísticas, o estado pode identificar locais de maior criminalidade e vulnerabilidade social, permitindo um combate mais eficaz. A colaboração entre polícias, Ministério Público e outros órgãos é fundamental para a implementação de operações de grande escala e ações coordenadas.

Os recursos para segurança pública em Goiás foram direcionados para a compra de armas, veículos e contratação de pessoal, reforçando o policiamento ostensivo, inclusive em áreas rurais. O uso de tecnologia moderna, como georreferenciamento, também tem sido crucial para melhorar a eficiência das operações e responder rapidamente a incidentes.

Outra estratégia importante é a separação de líderes presos para evitar a comunicação entre membros de facções criminosas e impedir seu financiamento. Essa abordagem ajuda a enfraquecer o crime organizado e reduz a influência de organizações criminosas dentro e fora das prisões.

Além de Goiás, a revista Veja destaca os estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina como exemplos de sucesso na segurança pública. Esses estados, junto com Goiás, fazem parte do Gabinete Integrado de Inteligência de Segurança Pública (GIISP), uma iniciativa para coordenar esforços no combate ao crime organizado. O GIISP atua de forma itinerante, estabelecendo-se a cada seis meses em um dos estados do Cosud (Consórcio de Desenvolvimento do Sul e Sudeste).

A colaboração entre esses estados é um passo importante para enfrentar o crime organizado de maneira eficaz. Com estratégias bem definidas, uso de tecnologia e colaboração entre diferentes setores, Goiás está se destacando como um exemplo de sucesso na segurança pública no Brasil. Essas ações demonstram que o enfrentamento do crime pode ser feito de forma estratégica e integrada, resultando em uma significativa redução da criminalidade e uma sociedade mais segura.

Confira os avanços significativos alcançados em Goiás e que fazem do estado uma referência para o Brasil, de acordo com a Revista Veja

  1. Redução de Crimes Violentos:

    • Homicídios: Houve uma queda de 56% nos homicídios, indicando uma melhoria significativa na segurança das pessoas.

    • Latrocínios: A redução impressionante de 88% nos latrocínios demonstra o sucesso das medidas adotadas.

    • Furto e Roubo de Veículos: Esses crimes diminuíram em 80%, contribuindo para um ambiente mais seguro.

  2. Investimentos Estratégicos:

    • Goiás investiu pesadamente em armas, viaturas e agentes de segurança. Além disso, o policiamento ostensivo foi reforçado, inclusive em áreas rurais, com tropas especializadas e georreferenciamento de propriedades.

    • O estado também se destacou na luta contra o novo cangaço, com nenhuma cidade goiana sendo vítima de sequestro por quadrilhas desde 2019.

  3. Enfrentamento da Impunidade:

    • A resolutividade dos crimes de homicídio atingiu 80,52% em 2019, e 88% das perícias foram concluídas nos inquéritos da Delegacia Estadual de Homicídios.

  4. Operações de Grande Escala:

    • A Operação Icarus desmantelou uma quadrilha internacional de tráfico de drogas que usava Goiás como parte de sua rota para a Europa. Foram apreendidos veículos de luxo, dinheiro e aeronaves.

    • A Operação Violare combateu a violência contra mulheres e vulneráveis, resultando em 151 prisões, incluindo indivíduos já condenados que estavam soltos. Além disso, um estuprador que atuava em Goiás desde 2014 foi detido.

  5. Combate à Corrupção:

    • A Superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado realizou operações em várias áreas, desvendando esquemas de corrupção e afastando suspeitos de suas funções

 

Leia também:

‘Veja’ destaca avanços goianos na segurança pública

Cidade goiana de águas quentinhas é o destino nacional mais visitado por assinantes de viagem