Conheça os principais filmes indicados ao Oscar 2016

Adelina Lima
Por Adelina Lima

Na noite de 28 de fevereiro, o cinema internacional viverá mais uma edição da premiação mais importante da sétima arte, a 88º cerimônia de entrega dos Academy Awards – a tão esperada e cobiçada entrega do Oscar. A cerimônia acontecerá no Teatro Dolby, na Califórnia, e terá como anfitrião o comediante Chris Rock. Que tal se preparar para acompanhar o evento conhecendo um pouco mais sobre os principais filmes indicados aos prêmios?

 

O Regresso

Neste longa indicado a 12 Oscars, Leonardo DiCaprio vive Hugh Glass, que parte para o oeste americano em 1822 para ganhar dinheiro com caça. Após ser atacado por um urso, é abandonado pelo parceiro, mas, mesmo com toda adversidade, ele consegue sobreviver em uma jornada de vingança. O filme, dirigido por Alejandro González Iñárritu, vencedor do Oscar 2015 de melhor diretor, é inspirado em fatos reais e concorre nas principais categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor ator para Leonardo DiCaprio e melhor ator coadjuvante para Tom Hardy.

 

Carol

Dirigido por Todd Haynes, “Carol” narra o relacionamento entre a jovem Therese Belivet e a elegante Carol Aird, que juntas, fazem uma viagem pelos Estados Unidos. O filme é um dos maiores sucessos do cinema atual, com indicações ao Oscar de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem, e de Melhor Atriz à Cate Blanchett e Melhor Atriz Coadjuvante à Ronney Mara.

 

Spotlight – Segredos Revelados

Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel McAdams dão vida à história inspirada em fatos reais de um grupo de jornalistas de Boston que buscam provar os diversos casos de abuso de crianças causados por padres católicos, casos esses que foram ocultados por líderes religiosos por anos, punindo padres da região pelos crimes. O filme concorre em 6 categorias, incluindo melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor edição.

 

A Grande Aposta

Reunindo um elenco de grandes nomes, A Grande Aposta narra as desventuras de investidores do mercado imobiliário nos Estados Unidos. Christian Bale, Ryan Gosling, Brad Pitt e Steve Carell vivem um dono de uma empresa, um corretor e um de seus clientes, e um guru de Wall Street, envolvidos nos altos e baixos do mercado americano. O longa concorre nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante para Mark Ruffalo.

 

O Quarto de Jack

Neste drama canadense acompanhamos a história de Joy e Jack, que vivem isolados em um quarto, e que mantém contato com o mundo exterior apenas através da visita periódica do Velho Nick, que os mantém em cativeiro. Joy faz de tudo para fazer da vida no quarto mais suportável e elabora um plano para fugir do local e voltar à realidade. O filme concorre ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Atriz para Brie Larson, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

 

A Garota Dinamarquesa

O premiado Eddie Redmayne vive a história de Lili Elbe, nascida Einar Mogens Wegener e a primeira pessoa na história a se submeter a uma cirurgia de redesignação de gênero. No longa de Tom Hooper, acompanhos o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês Einar com Gerda (Alicia Vikander) e sua autodescoberta como mulher. O longa concorre a quatro estatuetas do Oscar, incluindo indicações de melhor ator para Eddie Redymane, melhor atriz coadjuvante para Alicia Vikander, melhor design de produção e melhor figurino.

 

Joy: o nome do sucesso

Mais um longa que marca a colaboração de Jennifer Lawrence com o diretor David O. Russell, de “O Lado Bom da Vida”, “Joy: o nome do sucesso” é inspirado na vida da inventora norte-americana Joy Mangano, uma das principais empreendedoras dos Estados Unidos. O papel de Joy rendeu à Jennifer Lawrence mais uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. No longa, ela contracena com Robert DeNiro e Bradley Cooper.

 

Brooklin

O drama narra a jornada da jovem irlandesa Ellis Lacey, que se muda de sua terra natal para morar no Broolyn (EUA) e realizar seus sonhos. No início, ela enfrenta dificuldades para se ajustar, até conhecer o bombeiro italiano Tony e se ver dividida entre dois países, o amor e o dever. O filme concorre ao Oscar em três categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz (para Saoirse Ronan) e Melhor Roteiro Adaptado.

 

Cinco Graças

Indicado à categoria de melhor filme estrangeiro, o longa francês fala sobre os efeitos do fundamentalismo religioso na vida de cinco irmãs, que precisam ficar trancadas em casa à espera de um marido e longe das tentações da carne.

 

Os Oito Odiados

Oitavo filme dirigido por Quentin Tarantino, Os Oito Odiados narra a história de oito personagens que se abrigam em uma estalagem e, aos poucos, descobrem os segredos uns dos outros. Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Samuel L. Jackson, Michael Madsen e Tim Roth dão vida aos personagens neste longa de faroeste indicado ao Oscar de melhor trilha sonora, melhor atriz coadjuvante para Jennifer Jason Leigh e melhor fotografia.

 

O Filho de Saul

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e favorito na categoria, o drama húngaro “Filho de Saul” retrata os horrores de Auschwitz, mostrando o funcionamento do campo de concentração nazista.

 

Anomalisa

Dirigido por Charlie Kaufman e Duke Johnson, a animação Anomalisa, que concorre ao Oscar da categoria, narra a história de um palestrante motivacional que viaja à Connecticut e encontra Lisa, uma jovem que assistiria sua palestra no dia seguinte, e por quem ele se apaixona.

 

O Menino e o Mundo

Concorrendo à estatueta de melhor animação, o longa “O Menino e o Mundo” foi lançado em 2014 nos cinemas do Brasil e narra a história de um menino que deixa a aldeia onde vive em busca de seu pai. Em sua jornada de autodescobrimento, encontra seres estranhos e descobre a desigualdade social.

 

O Abraço da Serpente

Neste longa colombiano, acompanhamos a trajetória de Théo, um explorador europeu que conta com a ajuda do Karamakate para percorrer o rio Amazonas à procura de uma lendária flor que pode curar uma forte enfermidade que lhe ataca. 40 anos depois, Evan, outro explorador, segue a trilha de Théo e tenta convencer Karamakate para ajuda-lo. O filme concorre à estatueta de melhor longa estrangeiro.

 

45 anos

Indicado à categoria de melhor atriz para Charlotte Rampling, o filme conta a história de Kate Mercer, casa há 45 anos e que, enquanto se prepara para celebrar a data, recebe a notícia de que foi encontrado o corpo de um antigo amor do marido, uma mulher morta há 45. A notícia mexe com Kate e seu relacionamento com o esposo.

 

O Lobo do Deserto

Indicado à categoria de melhor filme estrangeiro, o longa jordaniano narra a história de amadurecimento precoce do pequeno Theeb durante a Primeira Guerra Mundial, que precisa aprender a viver sozinho após a morte do irmão no deserto.

 

Trumbo

Concorrendo à estatueta do Oscar na categoria de melhor ator para Bryan Cranston, Trumbo narra a história do roteirista norte-americano Dalton Trumbo, que precisa enfrentar uma crise profissional após ser colocado sob suspeita de ser comunista.