Conheça todos os detalhes da igreja goiana que abriga uma das maiores festas católicas do Brasil

Explore a Capital da Fé e a imponente Basílica do Divino Pai Eterno

Ana Karoline
Por Ana Karoline
0677725955238ad3515b1da0a27f47f1

A igreja que você está se referindo é a Basílica do Divino Pai Eterno, localizada em Trindade, a 26 km de Goiânia. Ela é conhecida como a “Capital da Fé” de Goiás e abriga uma das maiores festas católicas do país: a Festa do Divino Pai Eterno que acontece de 23 Junho até 02 de Julho. 

Considerada um importante local de peregrinação para os católicos brasileiros, a Basílica foi construída em 1912 e é dedicada ao Divino Pai Eterno, uma das principais devoções populares no país. É a terceira construção no local, sendo que a Matriz foi erguida por volta de 1842.

Ela possui um estilo arquitetônico neogótico e é uma imponente estrutura com duas torres altas. Seu interior é espaçoso, com uma nave central ampla e uma decoração ricamente detalhada. Ela pode acomodar cerca de 8.000 pessoas em sua área interna, e durante a Festa do Divino Pai Eterno, a igreja recebe um número ainda maior de fiéis.

Basta andar pelas ruas da cidade para se encontrar elementos que remetem à fé católica: nas vias públicas, fachadas, escolas e já antes mesmo de se chegar à cidade, da GO-060, rodovia que dá acesso à trindade.

A Festa é um evento anual realizado em Trindade, dura cerca de dez dias e inclui missas, procissões, novenas, confissões, batizados e outras atividades religiosas. O ponto alto da festa é a tradicional Romaria, uma procissão em que os fiéis caminham até a igreja, muitas vezes percorrendo longas distâncias a pé.

Durante o período festivo, a cidade se transforma em um importante centro de devoção, com barracas de comidas típicas, feiras de artesanato religioso e uma atmosfera fervorosa de fé. Os fiéis buscam graças e milagres junto ao Divino Pai Eterno, fazendo promessas e agradecendo pelas bênçãos recebidas.

Além da festa anual, a Basílica do Divino Pai Eterno recebe visitantes ao longo de todo o ano. Muitos fiéis vão até lá para fazer suas orações, acender velas e venerar a imagem do Divino Pai Eterno, representando a devoção e a fé católica no Brasil.

Nada mais natural para um município que tem suas origens ligadas ao culto Pai Eterno. E toda a trajetória da antiga barro preto está relacionada à história que começou com as novenas feitas pelo casal Constantino e Ana Xavier em torno do medalhão que continha a gravura do Deus trino coroando a Virgem Maria. Foi a partir da devoção que a cidade se desenvolveu.

Créditos da imagem de capa: Prefeitura de Trindade 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.