De olho na presidência, Caiado desponta como mais bem avaliado entre possíveis “herdeiros” do bolsonarismo

Levantamento da Genial/Quaest revela que governador é aprovado por 86% dos goianos

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
lucas diener
Imagem: Lucas Diener

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é o mais bem avaliado entre os principais nomes de gestores estaduais identificados com o bolsonarismo. O goiano, que já se declarou pré-candidato à Presidência da República em 2026, tem o governo aprovado por 86% da população de Goiás, de acordo com um levantamento da Genial/Quest, divulgado nesta quinta-feira (11/04).

Segundo a pesquisa, Caiado é reprovado por 12% dos goianos, enquanto 2% não souberam ou não opinaram. O segundo governador mais bem avaliado, entre os quatro estados pesquisados, é Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, com 79% de apoio.

Também contados como possíveis candidatos do bolsonarmismo à presidência, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foram avaliados pelo levantamento. Tarcísio é aprovado por 62% dos paulistas e reprovado por 29%. Paulistas que não souberam ou não responderam somam 9%.

O desempenho mais fraco entre os quatro governadores, é de Zema, com os mesmos 62% de aprovação alcançados por Tarcísio, porém, com rejeição de 31%. Entre os mineiros, 7% não souberam ou não responderam.

Caiado já declarou que pretende buscar o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser candidato a presidente em 2026. “Não sendo ele candidato, minha trajetória de vida é exatamente no mesmo eleitorado dele”, afirmou, em entrevista à Folha de São Paulo.