Este foi o dia mais frio da história de Goiânia

O dia mais frio já registrado na história de Goiânia foi de 1,2 graus!

Marcelo Albuquerque
Por Redação Curta Mais
Dia Maia Frio da História de Goiânia
Dia Maia Frio da História de Goiânia chegou a quase 1º! (Imagem: Marcelo Albuquerque)

Os meses de junho e julho são os períodos tradicionalmente mais frios de Goiânia. O “frio” por essas bandas chega a ser motivo de piada para quem é de São Paulo ou do Sul do país. Afinal, as temperaturas mínimas oscilam entre 14 e 15 graus nesta época.

Mas buscando na trajetória meteorológica da capital goiana, o Curta Mais descobriu que a cidade teve um dia pra lá de frio, só faltou nevar!

O Dia Mais Frio da História de Goiânia

O feito aconteceu no dia 09 de julho de 1938, quando os termômetros em Goiânia registraram incríveis 1,2ºC! Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em seu Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa (BDMEP).

No período que conta a partir de 1961, que registra dados históricos mais detalhados sobre o clima de Goiânia, o instituto meteorológico mostra que a segunda menor temperatura registrada na cidade foi de 2,6ºC também no mês de julho que, historicamente, é sempre o que registra as temperatura mais baixas da cidade.

Dia Mais Frio da História de Goiânia

Registro histórico do Inmet (Imagem: Inmet)

E Qual o Dia Mais Quente da História de Goiânia?

Se o dia mais frio da história de Goiânia remete a tempos muito antigos, o dia mais quente já registrado é recente. A maior temperatura da capital de Goiás ocorreu no ano de 2015, quando os termômetros marcaram 40,4ºC. Na Cidade de Goiás, na mesma época, a máxima alcançou incríveis 42,5ºC com sensação térmica ainda maiores!

Amplitude Térmica em Goiânia

Vale ressaltar que os valores mencionados se referem a temperaturas mínimas e máximas, o que não significa que o dia todo, nas datas destacadas, tenha sido completamente frio. Até porque a amplitude térmica por aqui é digna de desertos com manhãs e noites frias e tardes pegando fogo!

Além disso, os dados se referem ao histórico registrado oficialmente e é possível que dias ainda mais frios ou mais quentes tenham ocorrido em tempos anteriores, quando não existia aparato técnico suficiente para aferir e registrar as temperaturas com total precisão.