Empresa cria Vale do Silício Brasileiro para incentivar a cultura do empreendedorismo e inovação
A Silicon Valley Brasil é uma empresa que fomenta a imersão internacional e o intercâmbio entre os veteranos de sucesso e iniciantes que desejam inovar e ressignificar seus negócios

Você sabia que o empreendedorismo é o 4º maior sonho dos brasileiros? Quem disse isso foi um recente relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que estuda o comportamento econômico e tecnológico pelo mundo. No entanto, as oportunidades de conhecimento ainda engatinham por aqui, mesmo frente a um número incrível de 49 milhões de empreendedores nas cinco regiões do País.
Contudo, a demanda de pessoas ávidas por se tornarem empreendedoras se tornou a razão da existência da Silicon Valley Brasil, uma empresa que fomenta a imersão internacional e o intercâmbio entre os veteranos de sucesso e iniciantes que desejam inovar e ressignificar. Ela foi Fundada em 2016 por J.R Azambuja e José Motta, e já levou mais de 700 pessoas apaixonadas pelo DNA da inovação evolutiva para os principais ecossistemas do mundo, estreladas por Google, Apple, Netflix, Facebook, Universidade de Stanford, Berkeley, Santa Clara e outras.
Se você não sabe quem está por trás ou nunca ouviu falar da Silicon Valley Brasil, certamente já se deparou com o trabalho de seus fundadores. Azambuja já realizou trabalhos para grandes empresas conhecidas como Nike do Brasil, Fifa, Conmebol, Petrobras, Octagon e Banco do Brasil, só para citar algumas, como designer de marketing esportivo. Justamente uma das paixões que move o sangue brasileiro. Em 2016, criativo e cheio de ideias na cabeça, avistou a possibilidade de ir ao Vale do Silício nos Estados Unidos para consumir altas doses de empreendedorismo e tecnologia. Por lá, se apaixonou e decidiu mudar de vida, começando um novo ciclo. Foi assim que surgiu a SVB.
“Criei um projeto para conectar brasileiros com países de potencial crescimento e para que eles pudessem se preparar para este mercado novo que estava por vir. Então, estruturei a SVB – Silicon Valley Brasil, que é uma empresa que permite essa conexão para aprenderem com a cultura de inovação, de tecnologia de empreendedorismo, fatores que me fizeram chegar pela primeira vez nesta terra repleta de sabedoria”, declara.
E o Prof. José Motta, diretor de educação da SVB, entusiasta em inovações educacionais, palestrante, autor e referência em aprendizagem ativa na esfera de formação docente. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University – USA), o Prof. Motta possui experiência de mais de 25 anos no âmbito da educação, tendo atuado como docente no Ensino Médio (Física) e no Ensino Superior (Engenharias), como diretor de escolas, diretor de campus, coordenador de curso e empreendedor na área educacional. Além de coordenar os projetos educacionais da SVB, é co-founder da Moonshot Educação e advisor de diversos programas educacionais ao redor do mundo. “Nosso propósito nos projetos internacionais da Silicon Valley Brasil é transformar as pessoas para que possam mudar, para muito melhor, o mundo ao seu redor”, ressalta Motta.
Mirando o futuro
As imersões que duram em torno de 7 dias, com palestras, jantares, workshops, treinamentos, certificações e muito networking, são ótimas fontes para educadores, gestores e CEOs de grandes organizações, no que se refere à viverem 100% o que seria a inovação na prática. .
Mesmo diante de um cenário pandêmico, as buscas por cohecimento não pararam, e a meta da empresa brasileira é de triplicar o movimento para 2022. No site da entidade, já há imersões programadas para os Estados Unidos, Portugal, Dubai, Israel e Finlândia. Todas com contagem regressiva e poucas vagas. Tudo para não haver ruído no aprendizado de imersão.
Para quem não sabe falar inglês, o idioma não é uma barreira. Pelo contrário, Azambuja sabe que, apesar de conceituado, muita gente não sabe ou tem o inglês fluente. Por esta razão, sua equipe traduz tudo o que é falado durante o programa, seja em qual país for:
A Silicon Valley Brasil (SVB) é uma empresa que atua na área de imersões pelo mundo desde 2016. Já atendeu mais de 700 pessoas com diferentes níveis de cargos e funções, como executivos, gestores e educadores. Visando oferecer o máximo de aprendizagem e inovação, a SVB cria experiências exclusivas e totalmente personalizadas nos principais ecossistemas do mundo: Vale do Silício, Finlândia, Portugal, China, Israel e Emirados Árabes Unidos. A SVB é especialista em permitir integralmente o conteúdo para todos os empreendedores interessados. O seu principal diferencial é tornar possível a entrega de uma experiência internacional de forma única, humanizada, que faça sentido para cada participante e para o seu negócio e que, principalmente, o conecte às principais transformações do mundo.
#publipost