Goiânia recebe espetáculo gratuito que mistura imaginação e história do teatro neste fim de semana

Espetáculo infanto-juvenil transforma a história do teatro em uma aventura no tempo com Comédia, Tragédia e muita imaginação em cena

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
Goiânia recebe espetáculo gratuito que mistura imaginação e história do teatro neste fim de semana
Espetáculo gratuito ocorre no Teatro Zabriskie. - Foto: Divulgação

O Teatro Zabriskie recebe neste fim de semana a estreia do mais novo espetáculo da Cia de Teatro Sala3. “Ditirambo Mágico” chega ao palco no domingo (26/4), às 18h, com entrada gratuita e proposta voltada ao público infanto-juvenil, mas que também dialoga com jovens e adultos.

advertising

Livremente inspirado no livro “Teatro”, da autora e ilustradora Raquel Coelho, o espetáculo cênico-musical propõe uma viagem poética pela origem e evolução da arte teatral. A montagem conduz o público por diferentes períodos históricos, mostrando como o teatro se transformou ao longo dos séculos.

A narrativa se desenvolve a partir de uma inusitada “máquina do tempo”, guiada por dois contadores de histórias e seus assistentes simbólicos, chamados Comédia e Tragédia. Juntos, eles percorrem desde os gestos primitivos nas cavernas até o universo de Shakespeare, passando pelas festas dionisíacas da Grécia Antiga, pelos saltimbancos medievais e por formas tradicionais do teatro oriental.

advertising

Segundo o diretor Altair de Sousa, que também assina o texto e a iluminação, a proposta é valorizar a imaginação como essência do fazer teatral. Para ele, o espetáculo reforça o teatro como uma herança viva da humanidade, que atravessa culturas e épocas.

Com forte influência do teatro popular, a encenação rompe a chamada “quarta parede” e aproxima o público da ação em cena, criando um ambiente interativo, leve e festivo. A ideia é fazer com que o espectador não apenas conheça a história do teatro, mas também se reconheça como parte dessa construção coletiva de narrativas.

Ao longo da apresentação, o público é convidado a refletir sobre o papel da cultura como ferramenta de memória, criação e transformação social. A montagem reforça o teatro como linguagem universal, capaz de conectar diferentes gerações e territórios.

O elenco conta com Ivone Cruz, Hilton Junior, Nix e André Nunez. A equipe criativa reúne nomes como Gabriela Lima (colaboração dramatúrgica), Evandro Selva (figurino), Adriana Rufino (cenário), Jhey Matos, Leo Mendes e Carmen Neuda Queiroz de Sousa (confecção de cenário e adereços), Rodrigo Mota e Cia de Teatro Sala3 (trilha sonora), além de Original Sodre (programação visual) e produção de Gardênia Matos.

advertising

A dramaturgia também percorre marcos importantes da história do teatro, como o surgimento do primeiro ator, Téspis, as tradições da commedia dell’arte, o legado de Shakespeare, as artes cênicas do Oriente e expressões brasileiras como o teatro de rua, os saberes indígenas e os movimentos de resistência.

SERVIÇO
Cia Sala3 estreia “Ditirambo Mágico”
Data: 26 de abril
Horário: 18h
Local: Teatro Zabriskie
Entrada: gratuita
Ingressos: plataforma Sympla
Informações: @ciadeteatrosala3

O Curta Mais está no WhatsApp!

Entre no canal e acompanhe notícias e dicas

Siga o Curta Mais no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

★ Seguir

Newsletter

Receba as melhores dicas e notícias da cidade na palma da mão!

    Qual a nota desse conteúdo?

    De 1 a 10, diga o quanto você curtiu essa leitura: