Vamos por o pé na estrada: 9 dicas para a roadtrip ideal

9 dicas para a sua próxima caída na estrada ser perfeita, segundo o KAYAK.

Anna Sousa
Por Anna Sousa
Vamos por o pé na estrada: 9 dicas para a roadtrip ideal
Reprodução / Pexels/Leah Kelley

Se você gosta de sentir o vento no rosto e está com vontade de encarar a estrada aberta, sem um destino em mente e viver uma aventura por dia, O Guia Curta Mais trouxe para você 9 dicas para ajudar nesse desejo.

Então já pega os óculos de sol, separa as playlists e vem com a gente!

 

1. Verifique a lei da estrada

Se a sua viagem for internacional, é essencial saber se sua CNH vale no país de destino ou se precisa tirar a Permissão Internacional de Dirigir, antes de alugar ou comprar um veículo. No Brasil, a Permissão Internacional de Dirigir é emitida pelos Detrans e você pode consultar aonde ela é aceita no site do Departamento Nacional de Trânsito. Outro ponto importante é conferir quais são as restrições de entrada em cada país.

2. Escolher as rodas certas

Ao escolher um veículo para uma viagem, considere as condições das estradas, clima e autonomia. Evite carros inadequados para o terreno ou clima, como conversíveis no inverno ou veículos baixos em áreas com lama, ninguém quer ficar atolado, não é mesmo. Ponderar sobre a potência do motor versus consumo de combustível e a disponibilidade de postos de gasolina durante o trajeto é crucial. Além disso, verifique as condições do veículo e a cobertura do seguro para garantir uma viagem segura e agradável.

3. O melhor caminho

Escolher o melhor caminho vai deixar a experiência bem mais gostosa, sempre bom ter um planejamento e roteiro nesses momentos. Pesquise sobre as atrações e lugares para conhecer nos seus destinos, uma visitinha naquele museu diferente, pernoitar naquele hotel charmoso de uma cidadezinha vai enriquecer ainda mais a sua viagem.

4. O caminho das trilhas, das pedras...

Ao viajar, ter um GPS é crucial para orientação na estrada. Além de um cartão SIM local para economizar dados do plano celular, considerar a aquisição de um dispositivo GPS dedicado é sensato. Com sua própria bateria e independência dos sinais das operadoras, ele se revela valioso não apenas para esta jornada, mas para futuras também. Mapas em papel são úteis, especialmente em regiões isoladas ou em situações de baixa carga de bateria, adquira um mapa atualizado e verifique sua rota diariamente, anote nele paradas recomendadas e pontos de interesse. Preparar um guia antes da viagem facilita o planejamento e torna a experiência mais agradável.

5. Viaje com segurança

Priorize sempre a segurança ao planejar suas viagens! Evite deslocamentos noturnos e em condições climáticas desfavoráveis, faça paradas regulares para descansar e esticar as pernas, o ideal é dirigir entre 3 e 4 horas por dia. Consulte relatos de outros viajantes e esteja atento às dicas de outros motoristas. Embora estradas menos conhecidas possam oferecer paisagens pitorescas, considere que elas podem ter menos infraestrutura, como postos de gasolina, ou estar em condições precárias. Antes de partir, pesquise os riscos da rota escolhida e explore alternativas mais seguras, se necessário.

6. Aprenda o básico para futuras necessidades e manutenções

Imagine que você está dirigindo pela lendária Rota 66, cruzando os Estados Unidos de costa a costa e do nada o seu carro para, você não vai querer ficar parado no acostamento por conta de algum defeito. Por isso, cuide da manutenção do carro escolhido e aprenda o básico sobre ele, pesquise na internet sobre os cuidados necessários e lembre-se de checar a os pneus, o combustível, o nível de olho e a água do radiador.

7. Tenha o seu descanso

Não se esqueça de fazer reservas nos hotéis ao longo do seu itinerário e adquirir ingressos para as atrações que escolheu. É recomendável optar por opções que ofereçam a flexibilidade de cancelamento ou remarcação sem custo adicional. Se estiver planejando uma viagem de camping para parques nacionais, é crucial verificar com antecedência se é necessário fazer reservas. Não se esqueça de imprimir as reservas e os comprovantes de pagamento, caso fique sem bateria ou sinal de celular durante a viagem.

8. Cuide da sua alimentação

Evite comida muito temperada ou pesadas antes de dirigir, a melhor escolha são alimentos mais leves e se hidratar bastante. Leve garrafas d´agua e lanchinhos rápidos dentro do carro e evite coisas que possam estragar no decorrer dos trajetos ou demande de refrigeração. Em paradas, tome muito cuidado com o que for consumir, certifique que a comida disponibilizada seja fresca e cuidado nas suas escolhas.

9. Tenha uma bolsa de utilidades

Não esqueça de levar o seu kit de primeiros socorros e aquela bolsinha com remédios que costuma usar. Além de suprimentos como papel higiênico, álcool gel, absorventes e toalhas de papel. Leve também lanternas, luvas para trocar o pneu e um carregador portátil, isso irá te auxiliar em possíveis emergências. Outra dica é ter em mãos a moeda local em notas de pequeno valor para despesas como pedágio.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.