Estudo explica porque fazer exercícios não é o suficiente para perder peso

De acordo com nutricionistas e pesquisadores a alimentação faz mais diferença na balança do que os treinos

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
3a0e45de591cccc41514f2d2b7e8985d

 De acordo com uma pesquisa desenvolvida por britânicos,  a alimentação faz mais diferença na perda de peso do que os treinos. A mesma opinião é compartilhada por Alexxai Kravitz, pesquisador do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos.

 

De acordo com cálculos da Harvard Medical School, uma pessoa de 85 quilogramas queima 200 calorias em 30 minutos de caminhada a 6 km/h (um ritmo de 10 minutos por km). Você poderia facilmente desfazer todo esse trabalho duro comendo quatro biscoitos de chocolate, 1 bola e meia de sorvete ou menos de dois copos de vinho. 

Mesmo uma vigorosa aula de spinning, que pode queimar mais de 700 calorias, pode ser completamente anulada com apenas algumas bebidas misturadas ou um pedaço de bolo.

 

Claro que  nem todas as calorias são iguais, mas para simplificar, 3.500 calorias equivalem a 1 quilo de gordura. Portanto, para perder 1 quilo por semana, você deve cortar 500 calorias todos os dias. Se você bebe refrigerante, cortar isso de sua dieta é uma das maneiras mais fáceis de chegar lá.

 

Outra verdade é que  devagar e sempre se  vence a corrida quando se trata de perda de peso. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, “as evidências mostram que as pessoas que perdem peso gradualmente (cerca de 500 gramas a 1 kg por semana) são mais bem-sucedidas em manter o peso”.

 

Mas os cientistas alertam que isso  não quer dizer que o exercício não tenha seu lugar. Eles atestam que eles são muito importantes para construir força, massa muscular e flexibilidade e que também podem  ajudar a controlar doenças, incluindo doenças cardíacas e diabetes. Porém enfatizam que o exercício ajuda na perda de peso,  mas que a dieta é um fator de estilo de vida muito mais importante.