Estudo prevê que dias com 25 horas serão realidade no futuro da Terra

Pesquisas mostram que, há cerca de 1,4 bilhão de anos, um dia na Terra durava apenas 18 horas

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
brasil fases lua nova crescente cheia 1717250188

De acordo com especialistas, a Terra está em um processo gradual de desaceleração da sua rotação, o que implicaria em dias cada vez mais longos. Essa transformação, que parece imperceptível no curto prazo, é causada pela interação gravitacional entre nosso planeta e a Lua, que se afasta lentamente, a uma taxa de aproximadamente 3,8 centímetros por ano. Apesar disso, o movimento afeta diretamente a rotação do nosso planeta.

Esse afastamento resulta na diminuição da velocidade de rotação da Terra, o que, por sua vez, estende a duração dos dias. De acordo com a pesquisa conduzida por Stephen Meyers, geocientista da Universidade de Wisconsin-Madison, esse processo pode criar dias com 25 horas, mas, calma, isso só ocorreria em cerca de 200 milhões de anos.

A razão por trás dessa desaceleração está na interação entre a Terra e a Lua, especialmente no impacto da gravidade lunar sobre as marés oceânicas.

Segundo especialistas ouvidos pela mídia britânica, à medida que a Terra gira, a força gravitacional da Lua causa a formação de marés, criando protuberâncias de água que, devido ao atrito com o fundo do oceano, exercem uma força que desacelera a rotação terrestre.

Essa energia seria transferida para a Lua, o que faria com que ela fosse impulsionada para locais mais distantes.

Pesquisas anteriores mostram que, há cerca de 1,4 bilhão de anos, um dia na Terra durava apenas 18 horas, uma evidência de como a proximidade da Lua influenciava a velocidade de rotação do planeta.

A utilização de refletores instalados na superfície lunar pelas missões Apollo permitiu aos cientistas medir com precisão a taxa de afastamento da Lua.

Além da influência lunar, outros fatores como as mudanças climáticas também afetam a rotação da Terra.

O derretimento acelerado das calotas polares, por exemplo, redistribui a água para os oceanos, alterando a massa da Terra e contribuindo para uma leve expansão do planeta em seu equador, o que afeta ainda mais sua rotação.

 

 

 

 

*Fonte: Agência O Globo

Veja também:

Estudo da Nasa afirma que Brasil ficará ‘inabitável’ em 50 anos

Cientistas divulgam a data de Extinção em Massa da Terra

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.