Goiânia recebe exposição inspirada na arte brasileira e na produção goiana
Exposição propõe conexões entre memória, criação artística e manifestações culturais

Goiânia recebe, até o dia 20 de junho, a exposição “Diálogos Contemporâneos”, mostra que reúne trabalhos produzidos por alunos do curso de Artes Visuais da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. Com entrada gratuita, a visitação acontece na Galeria de Artes Visuais Basileu França, no Setor Leste Universitário.
A exposição apresenta produções desenvolvidas ao longo da formação dos alunos-artistas e reúne obras construídas por meio de diferentes linguagens e técnicas. Entre os trabalhos expostos estão produções que envolvem desenho, pintura, aquarela e criação de objetos, permitindo ao público conhecer parte dos processos criativos desenvolvidos durante o curso.
Segundo a coordenação da mostra, a proposta é aproximar referências da arte brasileira, especialmente da produção goiana, das experiências desenvolvidas pelos estudantes durante as disciplinas. A exposição busca apresentar diferentes perspectivas sobre memória, identidade, território e manifestações culturais presentes na arte contemporânea.
De acordo com a coordenadora do curso de Artes Visuais, Gisele Jacinto, a mostra estabelece conexões entre produções modernas e contemporâneas, além de trazer reflexões sobre a cidade, a arquitetura e as pessoas. “A mostra propõe um percurso pela arte brasileira, com ênfase na goiana, estabelecendo conexões entre a arte moderna e um recorte da produção contemporânea realizada por artistas de Goiás, além de um olhar sensível sobre a cidade, a arquitetura e as pessoas”, explica.
A coordenadora destaca ainda que a exposição foi construída para permitir diferentes formas de leitura das obras apresentadas. “Ao longo da exposição, o visitante é convidado a perceber como diferentes linguagens, técnicas e poéticas dialogam entre si e com o contexto cultural que as envolve”, afirma.
A mostra conta com curadoria dos professores Alexandre Liah, Anahy Jorge, Carlos Gonzaga, Fernanda Porto, Gisele Jacinto, Múcio Nunes, Rita Pettersen, Sérgio Jorge e Vinícius Yano. A proposta reúne trabalhos produzidos em ambiente acadêmico e apresenta parte das pesquisas e experimentações desenvolvidas pelos estudantes durante o período de formação.
Além da exposição, o curso de Artes Visuais do Basileu França trabalha conteúdos ligados à memória, identidade, história e manifestações culturais por meio de debates, estudos e atividades práticas. A formação integra a oferta de cursos gratuitos da instituição, que também mantém atividades nas áreas de música, dança, teatro, circo e artes visuais.
A visitação à exposição Diálogos Contemporâneos segue aberta ao público até o dia 20 de junho, em horário comercial, com entrada gratuita.
SERVIÇO
Exposição Diálogos Contemporâneos
Data: Até 20 de junho de 2026
Horário: Visitação em horário comercial
Local: Galeria de Artes Visuais Basileu França, Av. Universitária, 1750, Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)
Inscrições: Entrada gratuita

