Filmaço com Al Pacino e Johnny Depp é um tesouro (escondido) no catálogo da Netflix

Filme com Al Pacino e Johnny Depp é um tesouro (escondido) no catálogo da Netflix

Marcelo Albuquerque
Por Redação Curta Mais
al pacino e johnny deep filme
Imagem: Divulgação

Donnie Brasco é um clássico do cinema que aborda temas relacionados a máfia italiana. O longa-metragem protagonizado pelos geniais Johnny Depp e Al Pacino fala sobre traição, quebra de confiança e trabalho policial infiltrado.

Esse filmaço, de tirar o fôlego, está meio perdidão no extenso catálogo da Netflix. Um tesouro escondido que merece avaliação máxima. Na plataforma Rotten Tomato – famoso termômetro de avaliação cinematográfica, a produção de 1997, tem 90% de avalição pública!

Sobre a história de Donnie Brasco

Já no início se percebe a caracterização típica de cinebiografias, com uma série de fotos dos personagens centrais, em distintos momentos de suas vidas, acompanhados da música instrumental emotiva de Patrick Doyle, profissional experiente de obras épicas como Henrique V (1989), que empresta seu prestígio aqui para ajudar a narrar essa mini ópera sobre traição e criminalidade.

A obra se baseia no livro Donnie Brasco: My Undercover Life in the Mafia, livro escrito por Joseph D. Pistone e Richard Woodley, e já na primeira cena depois da introdução, antes de mostrar do “joalheiro Don” que Depp interpretaria, se nota o apelo ao estereótipo xenófobo, do italiano que se comunica quase gritando.

Essa cena tem no divertido Nicky (Bruno Kirby), um sujeito de voz fina e discurso efusivo o maior exemplar dessa caracterização do gangster moderno, do homem feito, que é visto como um carcamano bandido nos idos da década de 1970, o homem que grita e gesticula demais para se fazer entender, e que guarda seus métodos violentos de maneira meio secreta.

Johnny Depp interpreta Joe Pistone, fazendo por sua vez um papel até caricatural, de tão arquetípico que ele é. Ao fazer Donnie “Don” Brasco, ele usa um cabelo oleoso e cheio de gel, jogado para trás, e um bigode terrivelmente engraçado, de tão tosco que é. Ao longo do filme, ele simplesmente tira a penugem, demonstrando o incômodo que causava.

Don é abordado por Lefty, alcunha de Benjamin Ruggiero (Pacino), um wiseguy, um sujeito de contatos que o estranha em um bar italiano. Ele cerca o rapaz, tenta intimidá-lo, tenta vencer a confiança de Don, na base da sugestão.

O roteiro brinca com paranoias típicas de histórias de máfia, como o receio de ser emboscado justamente pelo melhor amigo, como Lefty pensa que ocorrerá perto da metade da duração do filme.

Também lida com a frustração de uma vida sem promoção, com o homem já velho, reclamando que mesmo tendo matado 26 pessoas, jamais subiu na hierarquia da família. É uma trama de vaidades e ciúmes.

O filme tem nas atuações o seu maior mérito, tanto no elenco já citado, como também na química entre Depp e Pacino. A câmera ama a ambos, e eles tem uma sintonia inegável, são muito bons juntos, e conseguem sustentar bem todo o conjunto de emoções conflitantes dos dois personagens.

Donnie Brasco é um baita filme, e é assim por fazer correr em paralelo sensações como tensão, paranoia e melancolia sem freio algum. É agressivo, violento, tem uma grande dose de diversão e é capaz de fazer o espectador torcer por seus anti-heróis, e isso é algo poucas vezes visto em tela dentro desse gênero. (Com informações de Cine Alerta)

donnie brasco

Sinopse Oficial de Donnie Brasco

`Lefty’ Ruggerio, um dos maiores mafiosos americanos, tem como novo protegido um jovem de Miami chamado Donnie Brasco. A relação entre ambos os faz cúmplices inseparáveis, fazendo com que Lefty o torne membro ativo e conhecedor do mundo criminoso da família Bonano. Durante os sete anos seguintes, a vida de Donnie tem apenas um objetivo: desmascarar o obscuro e sangrento mundo da máfia.

Leia também:

Filme com 98% de aprovação por crianças (de todas as idades) está bombando na Netflix

Filmaço com Denzel Washington tem 98% de aprovação e está bombado na Netflix

O melhor filme de Tom Hanks está escondido no catálogo da Netflix