Filmes e séries sobre Jesus Cristo para refletir durante a Páscoa e onde assistir

Conheça algumas produções que abordam de diferentes formas a morte e ressurreição de Cristo

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
c6dfd5cc9a9e88afc2dce21632c1b3d2

Mais antiga festa cristã, a Páscoa, neste domingo (31/3), celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que já foi encarnado por dezenas de atores famosos no cinema e nas séries.

Podemos enxergar a época como um tempo de renovação, renascimento e reafirmação do nosso compromisso de viver segundo os ensinamentos do Filho de Deus. Ensinamentos, é claro, várias vezes traduzidos em forma de arte.

Abaixo, reunimos uma lista de algumas obras audiovisuais que retratam a vida de Jesus, seja seu calvário ou mesmo a juventude, para assistir e refletir nesta Páscoa.

Confira:

A Paixão de Cristo

As últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás (Matti Sbraglia). Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto.

Pilatos tenta passar a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, que detesta, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia (Claudia Gerini), sua mulher, que considera Jesus um santo.

Onde assistir: Star+

 

 

Jesus

A vida e a época de Jesus de Nazaré, desde a sua humilde origem como carpinteiro até seu destino como filho de Deus, são a razão desta produção. Quando seu pai morre, Maria diz a Jesus que chegou a hora de realizar a sua profecia. Sua dramática viagem inclui o sermão do Monte das Oliveiras, as tentações de Satanás, a escolha do Doze Apóstolos, a última ceia, a crucificação e a ressureição.

Onde assistir: Prime Video

 

Ressurreição

Às vésperas de um levante em Jerusalém, surgem rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um centurião romano agnóstico e cético (Joseph Fiennes) é enviado por Pôncio Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido do já falecido e crucificado Jesus de Nazaré, a fim de subjulgar a revolta eminente. Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, suas dúvidas sobre o evento milagroso começam a sumir.

Onde assistir: Netflix

 

Maria Madalena

A história de uma das figuras mais enigmáticas e incompreendidas da história bíblica: Maria Madalena (Rooney Mara). Em busca de uma nova maneira de viver, contrariando as pressões da sociedade, sua família e o machismo de alguns apóstolos, a jovem pescadora junta-se a Jesus de Nazaré (Joaquin Phoenix) em sua incansável missão de propagar a fé.

Onde assistir: Prime Video (Aluguel)

 

 

The Chosen

A trama se passa em Israel e acompanha toda a trajetória de Jesus Cristo (Jonathan Roumie), mas através da visão de diferentes pessoas que o conheceram e viveram ao seu redor. Entre eles, Maria Madalena (Elizabeth Tabish), Simão Pedro (Shahar Isaac), Mateus (Paras Patel) e Nicodemos (Erick Avari).

Onde assistir: Netflix e Angel Studios.com

 


A Última Tentação de Cristo

Jesus (Willem Dafoe) é um carpinteiro que vive um grande dilema, pois é quem faz as cruzes com as quais os romanos crucificam seus oponentes. Resumindo, Jesus se sente como um judeu que mata judeus. Vivendo um terrível conflito interior ele decide ir para o deserto, mas antes pede perdão a Maria Madalena (Barbara Hershey), que se irrita com Jesus, pois não se comporta como uma prostituta e sim como uma mulher que quer sentir um homem ao seu lado.

Ao retornar, Jesus volta convencido de que é o filho de Deus e logo salva Maria Madalena de ser apedrejada e morta. Então reúne doze discípulos à sua volta e prega o amor, mas seus ensinamentos são encarados como algo ameaçador, então é preso e condenado a morrer na cruz. Já crucificado, é tentado a imaginar como teria sido sua vida se fosse uma pessoa comum.

Onde assistir: Prime Video (Aluguel)

 

Ao Lado de Cristo

Ao Lado de Cristo é a história de dois homens não identificados que foram crucificados ao lado de Jesus e como eles vieram para estar ao lado dele na cruz naquele dia fatídico. Uma história épica que começa com a jornada dos Magos e seu encontro casual com o jovem Dimas e seu irmão Jotão na manjedoura em Belém. Logo em seguida, os jovens irmãos sofrerão uma tragédia indescritível que resulta em serem capturados por um bando de ladrões com tendência para a violência.

Lá, eles encontram Gestas, outro jovem que compartilhará seu destino. Juntos, em sua jornada para a cruz, eles tentarão fugir de seu destino. Mas primeiro, eles devem sobreviver a um centurião romano implacável que ameaça desencadear uma terrível vingança sobre eles. Ao longo do caminho, eles freqüentemente se cruzam com Jesus e outras figuras bíblicas influentes. Mas eles logo descobrirão que não há como escapar do fim brutal que os aguarda no Gólgota.

Onde assistir: Prime Video

 

Jesus – A História do Nascimento

Maria (Keisha Castle-Hughes) é uma jovem camponesa que mora na cidade de Nazaré. Um dia ela recebe a visita do anjo Gabriel (Alexander Siddig), que anuncia que Deus a escolheu para ser mãe de seu filho. Casada com o carpinteiro José (Oscar Isaac), Maria segue os conselhos do anjo e viaja para a casa de Zacarias (Stanley Townsend) e Isabel, seus parentes, para escapar dos guardas do rei Herodes (Ciarán Hinds).

Ao retornar a Nazaré, já com a gravidez avançada, Maria é rejeitada por sua família e por José. Porém, após ter um sonho com o anjo Gabriel, José aceita a situação da esposa. Obrigados a viajar devido ao censo, José e Maria partem para Belém. Eles enfrentam o risco de serem descobertos pelos guardas de Herodes e ainda são procurados pelos 3 reis magos, que buscam nos céus indícios do local de nascimento de Jesus Cristo.

Onde assistir: Apple TV+ (Aluguel)

 

A Estrela de Belém

Bo é um jovem asno que está cansado de ficar aprisionado em um estábulo, onde sempre anda em círculos para fazer com que o moinho funcione. Incentivado pelo pássaro Davi, seu melhor amigo, ele consegue escapar e, na fuga, se esconde em meio a uma festa de casamento. Ao término do evento, ele é encontrado pela recém-casada Maria, que carrega no ventre Aquele que será conhecido como o filho de Deus.

Onde assistir: Netflix

 

Últimos Dias no Deserto

Jesus Cristo (Ewan McGregor) viaja sozinho pelo deserto, em sua peregrinação rumo a Jerusalém. No caminho ele encontra um garoto (Tye Sheridan), cuja mãe está gravemente doente, que possui um relacionamento complicado com o próprio pai (Ciarán Hinds). Jesus permanece com eles por algum tempo, tentando ajudá-los ao mesmo tempo em que precisa lidar com as tentações do Diabo.

Onde assistir: Google Play

 

O Filho de Deus

Vindo de uma pescaria fracassada, Pedro (Darwin Shaw) encontra Jesus Cristo (Diogo Morgado), que o convence a segui-lo. Logo Cristo reunirá 12 apóstolos que têm por missão espalhar seus ideais pela Terra. Entretanto, por mais que pregue o amor ao próximo e a compaixão, sua crescente popularidade desperta a ira de pessoas importantes de Jerusalém, que não desejam que o status quo seja alterado. A traição de um de seus apóstolos, Judas (Joe Wredden), faz com que Cristo seja capturado e levado a julgamento.

Onde assistir: Google Play

 

O Jovem Messias

Aos sete anos, Jesus vive com sua família em Alexandria, Egito, onde eles fugiram para evitar o massacre de crianças pelo Rei Herodes de Israel. Jesus sabe que seus pais, José e Maria, mantêm segredos sobre seu nascimento e o tratamento que o faz diferente de outros garotos.

Seus pais, porém, acreditam que ainda é cedo para lhe contar a verdade de seu milagroso nascimento e seu propósito. Com a morte do Rei, eles resolvem voltar para sua terra natal, Nazaré, sem saber que o herdeiro do trono, o novo rei, é como seu pai e está determinado a matar Jesus, ao mesmo tempo em que ele descobre a verdade sobre a sua vida.

Onde assistir: Telecine Play

 

*Sinopses: Adoro Cinema

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.