Ação em parques de Goiânia promove conscientização sobre os perigos do glaucoma neste sábado

A Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO) estará presente nos parques Vaca Brava e Flamboyant neste sábado, 25 de maio, para orientar a população sobre a prevenção ao glaucoma

Cris Soares
Por Cris Soares
glaucoma conscientização goiania
Foto: reprodução internet

A Sociedade Goiana de Oftalmologia (SGO) estará presente nos parques Vaca Brava e Flamboyant neste sábado, 25 de maio, para orientar a população sobre a prevenção ao glaucoma, a maior causa de cegueira irreversível no mundo. Esta iniciativa faz parte de uma ação nacional de conscientização.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 a 2% da população mundial vive com glaucoma, e estima-se que até 2040, cerca de 111,8 milhões de pessoas poderão desenvolver a doença. O glaucoma se desenvolve de forma silenciosa, e quando os sintomas visuais começam a aparecer, a doença já está avançada e a perda visual é irreversível. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, a SGO promove a campanha 24h pelo Glaucoma neste sábado.

“O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e ele progride de forma silenciosa. A única maneira de detectar a doença é através de exames, como a medição da pressão ocular e a fundoscopia, que avaliam o nervo óptico. Se houver alguma alteração, são solicitados exames complementares. Isso é fundamental para prevenir uma doença que não tem cura, apenas tratamento”, explica Henrique Rocha, presidente da SGO.

Durante todo o sábado, os diretores da SGO e acadêmicos de medicina estarão no Parque Vaca Brava pela manhã e no Parque Flamboyant à tarde, conscientizando a população sobre a doença e esclarecendo dúvidas. Esta ação faz parte de uma campanha nacional realizada anualmente desde 2021 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), em comemoração ao Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, celebrado no domingo, 26 de maio.

Durante a campanha 24h pelo Glaucoma, o público terá a oportunidade de aprender sobre as causas e fatores de risco da doença, os diferentes tipos de glaucoma, sintomas, faixas etárias mais vulneráveis, exames para diagnóstico precoce, tipos de tratamento e as melhores formas de controlar a doença.

Sobre a Doença

O glaucoma é uma doença crônica que causa atrofia do nervo óptico, a estrutura que permite ao cérebro reconhecer as formas e cores captadas pelos olhos. É uma doença progressiva e assintomática nas fases iniciais. Sem diagnóstico e tratamento precoces, ela pode progredir por anos antes de apresentar sintomas. Quando a perda visual é notada, a doença já está em um estágio avançado e irreversível. Embora seja mais comum em pessoas com mais de 40 anos, jovens e até crianças também devem se prevenir, pois existem casos de glaucoma congênito.

 

Serviço:

24h pelo Glaucoma/ Conscientização 

Localização: Parque Vaca Brava (manhã) e Parque Flamboyant (tarde)
Data: 25 de maio
Horários: Das 8:00-12:00 (Vaca Brava) e Das 15:00-19:00 (Flamboyant)
Entrada: gratuita

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.