Governador de Goiás assume presidência do Consórcio Brasil Central e representará 7 estados brasileiros

Em seu discurso, Caiado defendeu uma política de “convergência” entre Estados do Centro-Oeste e Norte com os demais governos do país

Thaís Muniz
Por Redação Curta Mais
WhatsApp Image 2024 01 24 at 08.37.11
Foto: Lucas Diener

O Consórcio Brasil Central (BrC) nomeou nesta terça-feira (23) o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) como o novo presidente do grupo. A iniciativa reúne os governos de Tocantins, Distrito Federal, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Maranhão para tratar de temas relacionados a gestão e políticas públicas.

Caiado sucederá o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), e assumirá a liderança do consórcio ao longo de 2024. A eleição de um novo presidente é feita todo ano, em assembleia com governadores, em Brasília.

Em seu discurso depois do anúncio, Caiado defendeu uma política de “convergência” entre Estados do Centro-Oeste e Norte com os demais governos do país.

“Saberemos defender cada um que habita em nossos Estados, com uma visão maior do que somos. Esse consórcio não é isolado, mas extremamente aberto, de mãos estendidas a todos os outros Estados da federação”, afirmou o governador à imprensa, em Brasília.

Caiado e os seis demais governadores do consórcio compareceram ao Fórum de Governadores, em Brasília, para assinar o termo de adoção do programa Brasil Sem Fome com o ministro de Assistência Social, Wellington Dias (PT).

Prêmio Boas Práticas

Os líderes também entregaram o 2º Prêmio de Boas Práticas do consórcio, que premia os melhores projetos da iniciativa pública em diferentes áreas de atuação.

“É um programa que promove a cidadania, a formação ética e moral e ainda a transparência e a prevenção da corrupção no âmbito da rede estadual de ensino. É uma ação que nos orgulha muito”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Sales, que falou em nome do Governo de Goiás. Na primeira edição, em 2019, o projeto teve a participação de 105 unidades escolares e em 2023 saltou para 780, com um alcance de quase 40 mil estudantes de 219 municípios.

 

 

Veja também:

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.