Governador do RS, Eduardo Leite, declara orgulho de ser gay em Entrevista com Bial

A entrevista será veiculada na madrugada do dia 2, mas já repercute na internet, onde ele se compara a Barack Obama

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
43a87080ab18da44ce01c27dcfb40bff

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é o entrevistado do programa da Rede Globo, Entrevista com Bial, na madrugada do dia 2 de julho, mas antes mesmo de ir ao ar trechos divulgados no perfil do programa, já dão prévia do que virá. 

 

O perfil antecipa: “Nesse Brasil com pouca integridade, a gente precisa debater o que se é. Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso”, declara. 




O governador do RS Eduardo Leite é um dos pré-candidatos do PSDB à Presidência da República, devendo disputar prévias contra o governador de São Paulo, João Doria Júnior, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto e o senador cearense Tasso Jereissati.

 

Tem 36 anos de idade, completados em março, é  bacharel em Direito e foi prefeito de Pelotas de 2013 a 2017, cidade onde também foi vereador. Iniciou carreira no movimento estudantil, como presidente do Grêmio Estudantil de sua escola.  

 

Foi eleito em 2018, quando obteve 2.143.603 votos no 1º turno (35,90% dos votos válidos) e 3.128.317 votos no 2º turno (53,62% dos votos válidos), se tornando um dos governantes mais jovens da história do estado.