Guardador de veículos pode se tornar profissão regulamentada em Goiânia

Projeto de Lei Complementar em tramitação na Câmara Municipal prevê inclusão da prática entre as atividades econômicas realizadas em locais públicos

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
Flanelinhascapa 1
Foto: Paulo Nicolella

A profissão de guardador de veículos pode estar perto de ser regulamentada em Goiânia. Um Projeto de Lei Complementar (PCL) que prevê a inclusão da atividade no Código de Posturas da Capital, como já ocorre com vendedores ambulantes e lavadores de carros.

Segundo a proposta, o valor do serviço deve constar em cartaz visível aos donos de veículos. Se for regulamentada, a profissão será incluída entre as atividades econômicas realizadas em locais públicos.

De acordo com o projeto, a prática poderá ser oferecida em vias públicas e particulares – neste último caso será necessário obter autorização junto à empresa ou pessoa responsável pela rua. O texto também estabelece o uso de crachá para identificação do funcionário.

Ainda de acordo com o projeto, ao verificar qualquer anormalidade, o guardador deverá comunicar à polícia sobre a presença de pessoas estranhas ou em atitudes suspeitas. A matéria, de autoria dos vereadores Anselmo Pereira (MDB) e Paulo Magalhães (União Brasil), segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).