Ilha Paradisíaca na Bahia é o destino preferido dos goianos nas férias de 2024

A Vila da Caraíva é uma ilha que fica no literal da Bahia e encanta turistas de todo o país

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
Caraiva bahia

Ruas de areia fofa e paisagens banhadas a um azul turquesa, essa é a paradisíaca Vila de Caraíva, no litoral sul da Bahia. Um daqueles paraísos reservados difíceis de se encontrar. A vila, com ares rústicos e vibes interioranas, fica a 70 km do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, e ainda preserva o seu charme e a sua tranquilidade, o que vem atraindo cada vez mais turistas que querem conhecer as belezas naturais da Bahia.

Em Caraíva, a vida é simples e sem pressa. A ilha só recebeu luz elétrica há pouco mais de dois anos (e mesmo assim, só dentro das casas e comércios, a pedido dos moradores) e as ruas são todas de areia. Não há carros, nem grandes hotéis ou resorts. As pousadas são pequenas e aconchegantes, e o clima é de estar em um lugar que parou no tempo. Não de forma pejorativa ou negativa, mas quase como um quadro, uma pintura estática, que ficou ali, com toda sua beleza a ser apreciada. 

A foz do rio encontra o mar, criando a deslumbrante Praia da Barra, que proporciona o prazer de um banho relaxante, seja na água salgada ou doce. Não poderia dar em outra, uma paisagem exuberante se forma no cartão postal do vilarejo baiano. É o lugar ideal para se conectar com a natureza e, claro, aproveitar as lindas praias e o rio que banha a vila.

Caraíva não é um destino para quem busca luxo ou agitação, mas sim para quem quer ser feliz e ter férias inesquecíveis à beira-mar. A tranquilidade e calmaria se sobressaem, basta uma rápida travessia de barco pelo rio para sentir na pele a energia deste cenário incrível.

Foto: Pousada Hayo

Onde se hospedar
As praias e ruas de areia encantam qualquer turista (e também os nativos), por isso, a vila sempre está recebendo visitantes. As opções de hotéis e pousadas são muitas, e os preços variam igualmente, portanto, a escolha pode ser um pouco difícil. 

A Vila de Caraíva é dedicada ao turismo, mas sem perder a sua essência. A maioria dos nativos vive na Nova Caraíva (do outro lado do rio) ou na aldeia Pataxó de Barra Velha, enquanto a Vila de Caraíva recebe os visitantes que vêm para dias de descanso. As casas rodeadas por areia, mar e rio são ocupadas por pousadas ou casas para aluguel de temporada. Em Caraíva, há opções para todos os gostos e bolsos, desde as pousadas de charme até as hospedagens simples, mas sempre com o toque acolhedor do vilarejo.

O espaço ocupado pelo centro é bem pequeno, mas isso não é um demérito, e não há como se hospedar mal. Você pode escolher entre uma pousada perto da beira-rio, onde ficam os principais restaurantes e lojas da vila; de frente para a praia, onde há poucas pousadas com vista para o mar; ou mais para o interior da vila, onde há mais silêncio, mas também mais caminhada para o rio e para o mar.

Vale lembrar que a beira-mar e próximo ao rio o preço da hospedagem costuma ser mais alto do que no centro da vila, mas não é uma regra. O importante é fazer a reserva com antecedência, para evitar o risco de pagar muito caro.

Foto: Tem que Ir

Turistando
Se o que você procura é conhecer o melhor desse pedacinho do céu, não vão faltar opções para você. A vila é rodeada por praias exuberantes, uma mais linda que a outra: seja a Praia de Juacema, Barra Velha ou a Praia do Satu, uma mais bela que a outra, se encantar não será um problema. Também há excursões locais, que vão te levar a lugares secretos, que só os nativos conhecem.

Lojinhas e conveniências também são paradas obrigatórias durante sua passagem pela Caraíva.

O dress code é um só: roupas leves e de banho. Nós pés, chinelos, quando não descalço. Afinal, as ruas são de areia fina e carros são proibidos.

Praia de Juacema, na Caraíva – Foto: Tripadvisor

Caraíva é um convite para desconectar do mundo agitado e se conectar consigo mesmo, apreciando a simplicidade, a beleza natural e a hospitalidade dessa vila à beira-mar. É um daqueles lugares que encantam e ficam gravados na memória como um tesouro guardado no coração do litoral baiano.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.