Lago gigante no estado de Goiás é uma ótima opção para quem busca sossego e contato com a natureza

A represa faz parte da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, região marcada pelas águas alcalinas

Ana Karoline
Por Ana Karoline
cd37c51a03edb51c29ce98f11068eded

Com uma beleza espetacular e uma água cristalina de tirar o fôlego, o Lago Serra da Mesa percorre um longo caminho pelo estado de Goías, cercado por paisagens naturais exuberantes, com montanhas, vales e uma vasta área verde, o que proporciona uma atmosfera tranquila e agradável para os visitantes.

De acordo com a Agência Nacional das Águas, o Lago Serra da Mesa compõem seis municípios na região do Vale da Serra da Mesa: Campinorte, Minaçu, Niquelândia, Padre Bernardo, Porangatu e Uruaçu. Todos eles abrigam o maior lago artificial em volume d’água (na sua capacidade máxima) e o quinto maior em tamanho. Está em área inundada, com 1784 km² na elevação 460 m (em relação ao nível do mar), é o primeiro em volume de água, com 54,4 bilhões de metros cúbicos, tem atraído expressivo investimento na área de turismo.

Localizado no Noroeste de Goiás, o lago faz parte da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, região marcada pelas águas alcalinas, que dificultam proliferação de mosquitos, pernilongos e mutucas, tornando esportes aquáticos viáveis. O reservatório, formado pelos rios Tocantins, Traíras e Maranhão é o maior do Brasil em volume de água, com 54,4 bilhões de m³ e uma área de 1.784 km².

A pesca esportiva, principalmente do tucunaré azul – que é considerado um dos peixes que mais “brigam”na pescaria,  e os esportes náuticos são as maiores potencialidades turísticas da região de Serra da Mesa, no Norte do Estado. Além disso, as águas cristalinas ricas em calcário, dificultam a proliferação de mosquitos, o que torna o lugar ainda mais atrativo.

 

Memorial Serra da Mesa

memorial

Créditos: Museu do Cerrado

Construído com o objetivo de resgatar a história da região impactada pela construção do Lago de Serra da Mesa: as cidades de Niquelândia, Colinas do Sul, Campinorte, Minaçu e Uruaçu. Também tem como proposta, promover a educação ambiental e ser um centro de referência da cultura goiana, especialmente da região de Serra da Mesa.

 

Movimento de Turistas

lago

Créditos: Pousada Germano

Os turistas da região vêm principalmente de Goiânia e Brasília, para aproveitar o fim de semana e feriados prolongados, em busca de se refrescar nas águas doce do lago. Para o mês de julho, que é de alta temporada, algumas pousadas locais, como a Serra da Mesa, esgotam os serviços rápido. Entretanto, a 8 quilômetros do centro de Uruaçu, existe a praia Generosa, à beira do lago, considerada palco de diversas festas e também um ponto importante de acampamentos para as famílias durante a temporada de férias.

As famílias costumam preferir se hospedar às margens do lago e entre as opções mais procuradas, estão a Estância Corujinha e a Pousada Vida de Peixe, ambas localizadas na saída de Niquelândia, sentido Mina Codemin, na GO-237.

Uma ação do Governo de Goiás que vai ajudar a promover o turismo local é a pavimentação da GO-132, que liga o município de Colinas do Sul às cidades de Minaçu e Niquelândia. Isso vai conectar a região de Serra da Mesa à Chapada dos Veadeiros. A prática, consiste permitir ao goianiense chegar à chapada sem ter que passar por Brasília, facilitando ainda mais o caminho.

Em Niquelândia, há opções para além do Lago Serra da Mesa, como o Lago Azul, que já sediou o maior torneio de apneia do mundo.

 

Sítios Arqueológicos

sítios

Créditos: Portal 6

No local onde hoje está situado o lago de Serra da Mesa havia 77 sítios pré-históricos vinculados a grupos caçadores-coletores e 104 sítios pós-coloniais. Em 1995, antes da implementação da usina, foi feito um trabalho de resgate arqueológico.

 

Hospedagens e principais cidades

hospedagens

Créditos: Joelson Oliveira Fotógrafo / Pousada Serra da Mesa

O lago compõe seis munícipios goianos que fazem parte do Vale da Serra da Mesa: Campinorte, Minaçu, Uruaçu, Niquelândia, Padre Bernardo e Porangatu. Na cidade de Uruaçu, possui duas opções de hóteis próximos ao lago como o Rancho Canto Serra da Mesa (61) 99988-0822 e o Hotel Fazenda Império das Águas (62) 98417-2021. Já na cidade de Niquelândia, você encontra o Estância Corujinha (62) 99676-7573, Pousada Serra da Mesa (62) 99616-0558 e Pousada Vida de Peixe (21) 99815-7413.

 

Créditos da imagem de capa: Pousada Germano 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.